Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

demover

demoverdemover | v. tr. e pron.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

de·mo·ver |ê|de·mo·ver |ê|

- ConjugarConjugar

(latim demoveo, -ere, deslocar, desviar, remover, afastar)
verbo transitivo e pronominal

1. Apartar ou deslocar.

2. Tirar (a alguém ou a si mesmo) a intenção de; desviar ou desviar-se de uma resolução (ex.: demoveu o filho de fazer a viagem; demover-se de um propósito). = DESPERSUADIR, DISSUADIR

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...próximos dois anos, fechando a porta da titularidade a quem vier, o que poderá demover o uruguaio de assinar pelos leões..

Em Fora-de-jogo

...dizia ele, como se tais argumentos, e não uma aplicação contínua e abnegada, pudessem demover as férreas convicções dos três

Em Meia-Noite Todo o Dia

Nem as espranças do céu me conseguem demover Este amor é teu e meu: só na terra o queremos ter..

Em BioTerra

...luta contra a depressão: "Vontade de ficar… Ativistas e defensores dos direitos humanos tentaram demover Justin Bieber de atuar em Jiddah..

Em VISEU, terra de Viriato.

Em outros momentos, parece impossível demover essa casa assombrada de nosso destino, livrar-se das

Em blog0news
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Quando uma carta formal é iniciada por "Eu...", deve de ter o título? "Eu, Dr. João..." ou "Eu, D. Ana..."? No caso de ser Dona, como é a abreviatura? E no caso de ser Dom?
Não há nenhuma norma linguística que impeça a indicação do título do sujeito de um texto formal, como no caso de editais, testamentos ou declarações. No entanto, é mais comum surgir apenas a indicação do nome do sujeito, sem o título, talvez por ser menos ostentatório. A abreviatura de dom ou dona é D. (ex.: D. José, D. Mariana).



Como se pronuncia a letra E quando falamos a, e, i, o, u? a, é ou e, i... E no alfabeto? A, b, c, d, e ou é... Quando vamos nos referir a letra e ou é numa palavra, como devemos pronunciar? Por exemplo, indaguei a um colega quantas letras E deveria colocar na palavra meeting. Ele me respondeu que não era letra e, mas sim letra é que deveria empregar. Qual seria a resposta correta?
O nome da letra E deverá ser lido [È] (este é o símbolo do alfabeto fonético equivalente ao E das palavras pé ou fera). Quanto à pronúncia da letra E, ela pode corresponder a vários sons, consoante o contexto e, por vezes, consoante as características lexicais de cada palavra. Assim, esta letra pode corresponder à vogal [È] como em pé, fera ou papel; à vogal [e] como em dedo, seu ou vê; à vogal [i] como em e (conjunção) ou eléctrico; à vogal [i] como em estudante; à vogal [á] como em coelho, igreja, senha ou eira; à semivogal [j] como em área ou es.

Da mesma forma, o nome da letra R é erre, mas não se pronuncia erre numa palavra (pronuncia-se [r] entre vogais, depois de uma consoante da mesma sílaba ou em final de palavra, como em caro, cobra ou falar; pronuncia-se [R] em início de palavra, em início de sílaba ou quando está duplicado como em rua, palrar, tenro ou carro).

pub

Palavra do dia

sal·-ge·ma |ê|sal·-ge·ma |ê|


nome masculino

[Mineralogia]   [Mineralogia]  Sal comum fossilizado, extraído de depósitos naturais (ex.: mina de sal-gema). = HALITE

Plural: sais-gema ou sais-gemas.Plural: sais-gema ou sais-gemas.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/demover [consultado em 27-06-2022]