PT
BR



    Significado de plana-no-la

    A forma plana-no-lapode ser [feminino singular de planoplano], [segunda pessoa singular do imperativo de planarplanar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de planarplanar].

    Secção de palavras relacionadas


    adjectivoadjetivo


    nome masculino


    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "plana-no-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    Diz-se da linha que corta dois planos de estratificação....


    disciforme | adj. 2 g.

    Em forma de disco, plano e circular....


    discoide | adj. 2 g.

    Que é plano e circular, em forma de disco....




    Dúvidas linguísticas


    Recentemente, num grupo de colegas, discutiu-se o termo discretizar. Este termo é frequentemente utilizado por matemáticos (estatísticos) para designar a individualização ("discretização") de uma distribuição contínua em unidades individuais ("discretas"). Não consegui encontrá-lo nos (poucos) dicionários consultados. Será um neologismo?


    Em português, há algum fenómeno especial com os advérbios em -mente quando vão seguidos numa frase (ou com uma conjunção no meio)? Tanto em espanhol como em catalão há um comportamento curioso, em que algum dos advérbios perde o -mente: Simple y llanamente (em espanhol, se há dois ou mais, só o último fica "completo"); Exclusivament i principal (em catalão, não é obrigatório mas, se acontece, só o último fica sem o -mente). Li que o francês e o italiano mantêm sempre o -mente. E em português?