Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
planaltoplanalto | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pla·nal·to pla·nal·to
(plano + alto)
substantivo masculino

1. Terreno elevado que se estende em planície. = ACHADA, CHAPADA

2. [Brasil]   [Brasil]  O poder, o governo brasileiro (ex.: fontes ligadas ao Planalto confirmam que o Presidente assinou o documento). (Geralmente com inicial maiúscula.)

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "planalto" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


A expressão "para inglês ver", utilizada no Brasil, tem o sentido de algo que é feito apenas para atender uma formalidade, sem funcionar na prática, ou significa algo que tem ares de perfeição, de excelência na sua qualidade?
A expressão para inglês ver, utilizada quer no Brasil quer em Portugal, tem o significado “sem validade real, apenas para efeitos de imagem ou aparência” (ex.: o seu cargo era só para inglês ver; fizeram obras de recuperação no edifício para inglês ver).



Encontrei microdecisões escrito tudo junto e no dicionário aparece micro decisões separado. Qual é o correcto? Do mesmo modo, pode escrever-se superabundância ou super abundância?
Em ambos os casos deve aglutinar-se o elemento de formação à palavra que lhe sucede. Assim, deve escrever-se microdecisões e superabundância.
Micro-, de acordo com a tradição lexicográfica, nunca é seguido de hífen, sendo sempre aglutinado à palavra que o segue. Super- apenas é seguido de hífen antes de palavras iniciadas por h ou r (ex.: super-herói, super-realismo).
A sugestão micro decisões dada pelo FLiP no Dicionário da Língua Portuguesa On-line deve-se ao facto de a palavra micro (como substantivo) e da palavra decisões existirem separadamente.

pub

Palavra do dia

pa·ren·te·ti·zar pa·ren·te·ti·zar
(parênte[se] + -t- + -izar ou do inglês [to] parenthesize)
verbo transitivo

Pôr entre parênteses (ex.: parentetizar uma frase). = PARENTESAR, PARENTESIAR

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/planalto [consultado em 16-12-2019]