PT
BR
Pesquisar
Definições



escravo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
escravoescravo
( es·cra·vo

es·cra·vo

)


nome masculino

1. Indivíduo que foi destituído da sua liberdade e que vive em absoluta sujeição a alguém que o trata como um bem explorável e negociável. = CATIVO

2. Súbdito de um tirano.

3. [Figurado] [Figurado] Que está dominado por um sentimento, uma ideia. = DEPENDENTE

4. [Figurado] [Figurado] Enamorado.

5. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Maltratado, mal alimentado.


ser escravo da sua palavra

Cumpri-la custe o que custar.

Colectivo:Coletivo:Coletivo:escravaria.

Auxiliares de tradução

Traduzir "escravo" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Por que a palavra baú recebe o acento agudo no ú?
A palavra baú é acentuada graficamente no u para que não forme ditongo com a vogal que a precede (contrariamente ao que acontece em pau, por exemplo).

De acordo com a base X, n.º 1 do Acordo Ortográfico de 1990, as vogais tónicas i e u das palavras agudas e graves são acentuadas quando precedidas de uma vogal com a qual não formam ditongo e desde que não constituam sílaba com a consoante seguinte, à excepção de s (ex.: Ataíde, baía, baú, graúdo, juízes, miúdo, país). De acordo com o n.º 2 da mesma base, tais vogais não são acentuadas quando precedidas de uma vogal com a qual não formam ditongo mas constituem sílaba com a consoante seguinte (ex.: juiz, Raul) ou então quando são seguidas de nh (ex.: moinho, rainha).