PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

vértice

truncado | adj.

De que se separou o vértice, por meio de um plano secante....


altura | n. f. | n. f. pl.

Distância da base ao vértice oposto (no triângulo)....


mediana | n. f.

Num triângulo, segmento de recta que une um vértice ao ponto médio do lado oposto....


chaveirão | n. m.

Peça com forma de barra em ângulo com o vértice para a parte superior....


acrotério | n. m.

Vértice, cume, extremidade de qualquer objecto....


ângulo | n. m.

Figura formada por duas semi-rectas com o vértice como origem comum....


Unidade de medida de ângulo sólido (símbolo: sr), equivalente ao ângulo sólido que, tendo o seu vértice no centro de uma esfera, corta, na superfície dessa esfera, uma área equivalente à de um quadrado cujo lado é igual ao raio da esfera....


foco | n. m.

Ponto situado no eixo da parábola, distante do vértice um quarto do parâmetro....


gónio | n. m.

Vértice no ângulo da maxila....


vértex | n. m. 2 núm.

Ponto mais alto....


subgrafo | n. m.

Grafo obtido a partir de um subconjunto de vértices e arestas de outro grafo; grafo contido dentro de outro grafo....


lúmen | n. m.

Unidade de medida de fluxo luminoso (símbolo.: lm) equivalente ao fluxo luminoso emitido num ângulo sólido de 1 estereorradiano por uma fonte pontual uniforme, colocada no vértice do ângulo sólido e que tem a intensidade luminosa de 1 candela....


furca | n. f.

Vértice de uma bifurcação....


picaroto | n. m. | adj. n. m.

Ponto mais alto de monte, montanha, etc....


bicúspide | adj. 2 g. | adj. 2 g. n. m.

Cujo vértice é fendido ou termina em pontas divergentes....


cabo | n. m.

Terra que sobressai da linha da costa marítima ou que forma o vértice de duas costas....


radiano | n. m.

Unidade de medida de ângulo plano do Sistema Internacional (símbolo: rad) equivalente ao ângulo que, tendo o vértice no centro de um círculo, intersecta na circunferência desse círculo um arco de comprimento igual ao do raio do círculo....


silicato | n. m.

Mineral que se considera como um conjunto de tetraedros quase regulares (Si,Al)O4 cujos centros são ocupados por iões de silício ou alumínio, e os vértices por iões de oxigénio....



Dúvidas linguísticas



Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?
A aposição prefixal de elementos de composição de palavras começadas por h suscita geralmente dúvidas, devido ao facto de as regras para a manutenção ou elisão do h não serem coerentes nem inequívocas.

Se com alguns elementos de formação o h se mantém (sempre antecedido de hífen, como em anti-higiénico, co-herdeiro ou sobre-humano), com outros, como é o caso de carbo-, a remoção do h é permitida. Sendo assim, e seguindo os critérios da tradição lexicográfica, deverá grafar-se carboidrato e não carbo-hidrato.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por vogal, h, r ou s (ex.: contra-argumento, contra-indicação, contra-harmónico, contra-reforma, contra-senha).

Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990 (ver base II e base XVI), o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por h ou por a, a mesma vogal em que termina (ex.: contra-harmónico, contra-argumento), aglutinando-se nos restantes casos, havendo duplicação da consoante quando o elemento seguinte começa por r ou s (ex.: contraindicação, contrarreforma, contrassenha).




Tendo eu consultado a Direcção-Geral dos Registos e do Notariado sobre se o vocábulo “Ramberto” pode ser admitido como nome próprio masculino, informaram-me os mesmos o seguinte: "Tendo presente a consulta sobre se o vocábulo “Ramberto” pode ser admitido como nome próprio masculino, informa-se que o mesmo não consta dos vocabulários onomásticos disponíveis, pelo que, em princípio, contraria o disposto no artº 103º, nº 2 alínea a) do Código do registo Civil. No entanto, esta Conservatória poderá providenciar para que seja emitido parecer onomástico sobre o vocábulo pretendido, não obstante a demora que possa verificar-se, sendo para o efeito V. Exª convidado a apresentar elementos relativos à origem do nome pretendido, designadamente bibliografias ou outros, e a fazer o respectivo preparo ..." O meu contacto convosco vai no sentido de saber se poderão auxiliar-me na obtenção dos elementos necessários pretendidos pela DGRN e de que forma. Mais informo de que o vocábulo em questão consta no Vocabulário Antroponímico do Dicionário Universal da Língua Portuguesa da Texto Editora.
O antropónimo masculino Ramberto encontra-se registado em algumas obras como o Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra, Coimbra Editora, 1966), de Francisco Rebelo Gonçalves, ou o Grande Vocabulário da Língua Portuguesa (1.ª ed., 2 tomos, Lisboa, Âncora Editora, 2001), de José Pedro Machado. Também numa das obras deste autor, o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., 3 vol., Lisboa, Livros Horizonte, 2003), esse nome próprio aparece registado e com a informação de que se trata de palavra com origem no francês Rambart, que por sua vez é nome de origem germânica (composto pelas palavras ragin, que significa “conselho”, e berht, que significa “brilhante, ilustre”).

Ver todas