PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

neozelandês

Ave (Nestor meridionalis) da família dos estrigopídeos....


Ave (Urodynamis taitensis) da família dos cuculídeos....


Ave passeriforme (Anthus novaeseelandiae) da família dos motacilídeos....


Ave de rapina (Falco novaeseelandiae) da família dos falconídeos....


Ave (Hemiphaga novaeseelandiae) da família dos columbídeos....


Ave procelariiforme (Thalassarche bulleri) da família dos diomedeídeos....


neozelandês | adj. | n. m.

Pertencente ou relativo à Nova Zelândia, país insular da Oceânia....



Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




Gostaria de saber qual a forma mais correcta dentro das que se seguem: "tu pareces gostar desta cidade" ou "parece que tu gostas desta cidade".
Ambas as frases que refere, “Tu pareces gostar desta cidade” e “Parece que tu gostas desta cidade”, estão correctas do ponto de vista gramatical. Estilisticamente, porém, poderá haver uma ligeira diferença: dir-se-ia que a primeira se coaduna com um registo de língua um pouco mais cuidado, sendo possivelmente mais usada num contexto formal.

Ver todas