PT
BR
Pesquisar
Definições



albatroz-de-bico-pintado-neozelandês

A forma albatroz-de-bico-pintado-neozelandêsé[nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
albatroz-de-bico-pintado-do-atlânticoalbatroz-de-bico-pintado-do-atlântico
( al·ba·troz·-de·-bi·co·-pin·ta·do·-do·-a·tlân·ti·co

al·ba·troz·-de·-bi·co·-pin·ta·do·-do·-a·tlân·ti·co

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave procelariiforme (Thalassarche chlororhynchos) da família dos diomedeídeos. = ALBATROZ-DE-NARIZ-AMARELO

vistoPlural: albatrozes-de-bico-pintado-do-atlântico.
etimologiaOrigem etimológica:albatroz + de + bico + pintado + do + Atlântico, talassónimo [oceano que fica entre a América, a Europa e a África].
iconPlural: albatrozes-de-bico-pintado-do-atlântico.
albatroz-de-bico-pintado-do-índicoalbatroz-de-bico-pintado-do-índico
( al·ba·troz·-de·-bi·co·-pin·ta·do·-do·-ín·di·co

al·ba·troz·-de·-bi·co·-pin·ta·do·-do·-ín·di·co

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave procelariiforme (Thalassarche carteri) da família dos diomedeídeos. = ALBATROZ-DE-CARTER

etimologiaOrigem etimológica:albatroz + de + bico + pintado + do + Índico, topónimo [oceano entre a costa oeste de África, a Índia e a Oceânia].
albatroz-de-bico-pintado-neozelandêsalbatroz-de-bico-pintado-neozelandês
( al·ba·troz·-de·-bi·co·-pin·ta·do·-ne·o·ze·lan·dês

al·ba·troz·-de·-bi·co·-pin·ta·do·-ne·o·ze·lan·dês

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave procelariiforme (Thalassarche bulleri) da família dos diomedeídeos. = ALBATROZ-DE-BULLER

etimologiaOrigem etimológica:albatroz + de + bico + pintado + neozelandês.

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




Gostaria de saber quando usamos a muito tempo e quando usamos há muito tempo.
Para exprimir o tempo decorrido, deverá usar sempre a construção com o verbo haver, isto é, há muito tempo. A expressão a muito tempo só é usada correctamente em contextos muito específicos em que a preposição a é seleccionada por outra palavra mas não há intenção de exprimir o tempo que já passou (ex.: Isso corresponde a muito tempo e não posso esperar; Dez dias para mim são equivalentes a muito tempo).