PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

automobilístico

Prova que serve para classificação, geralmente em competições automobilísticas....


pendura | n. f. | n. 2 g.

Acto de pendurar ou de se pendurar....


navegador | n. m. | adj.

Especialista da navegação aérea ou marítima....


lenha | n. f.

Pedaço de madeira para queimar....


pilota | n. f.

Mulher que dirige uma embarcação, uma aeronave ou um veículo em provas automobilísticas....


rampa | n. f.

Terreno, caminho ou rua com inclinação....


aço-carbono | n. m.

Aço duro, leve e muito resistente, cujos principais componentes são o ferro e o carbono, sendo outros componentes apenas residuais, usado em cutelaria, ferramentas, chapas automobilísticas, peças de máquinas, materiais de construção, etc....


piloto | n. m. | adj. 2 g. 2 núm.

Pessoa que dirige uma embarcação....



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Por que NATO e não OTAN?
Não há nenhum motivo linguístico para preferir a sigla NATO (nome oficial da organização e sigla de North Atlantic Treaty Organization) à sigla OTAN (de Organização do Tratado do Atlântico Norte). A designação OTAN não é geralmente utilizada nos meios de comunicação social, razão pela qual a forma NATO se deve ter tornado a mais vulgarizada. O facto de ser um acrónimo fácil de pronunciar também poderá ter ajudado a que NATO seja a forma mais divulgada.

Por essa mesma razão, o acrónimo ONU (Organização das Nações Unidas) foi preferido em relação ao acrónimo inglês UN (sigla oficial da organização United Nations), uma vez que esta sigla não permite a sua pronúncia como uma palavra de formação regular no português.


Ver todas