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afinareis

desafinado | adj.

Dissonante; desacorde; sem afinação....


escória | n. f.

Matérias que se separam dos metais durante a fusão ou a afinação....


foina | n. f. | n. f. pl.

O mesmo que foila....


rajão | n. m.

Espécie de viola pequena de cinco cordas....


fonia | n. f.

Som ou timbre da voz....


tunagem | n. f.

Alteração da configuração, do aspecto, dos acessórios ou da potência de um veículo, para o adaptar às preferências de alguém; acto ou efeito de tunar....


afinagem | n. f.

Purificação de metais....


copela | n. f.

Vaso feito de cinzas leves ou de ossos calcinados para afinar o ouro....


copelação | n. f.

Afinação do ouro ou da prata por meio de copela....


afinador | adj. n. m. | n. m.

Que, aquilo ou aquele que afina....


violino | n. m.

Instrumento cordófono, composto por uma caixa-de-ressonância de madeira e quatro cordas, afinadas em quintas e tangidas com um arco....


acordar | v. tr. | v. intr. | v. pron.

Resolver de comum acordo; recordar; pôr de acordo; harmonizar....



Dúvidas linguísticas



Havermos: usa-se hífen entre o r e o m ou escreve-se tudo junto?
As flexões do infinitivo pessoal ou do futuro do conjuntivo (subjuntivo, no Brasil) não se grafam com hífen (ex.: darmos, fazermos, partirmos, havermos).



Gostaria de saber o porque se usa tanto apartir de ou concerteza sendo que o correto é a partir de e com certeza ?
Este fenómeno acontece frequentemente com locuções muito usuais em que os utilizadores da língua têm dificuldades em identificar as fronteiras das palavras, o que tem como consequência erros ortográficos como apartir de (em vez de a partir de), concerteza (em vez de com certeza) ou derrepente (em vez de de repente).

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