Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

pari

1ª pess. sing. pret. perf. ind. de parirparir
2ª pess. pl. imp. de parirparir
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pa·rir pa·rir

- ConjugarConjugar

(latim pario, parere)
verbo transitivo

1. Dar à luz (filhos). = PARTEJAR

2. [Figurado]   [Figurado]  Produzir, causar.

verbo intransitivo

3. Ter um parto.


Ver também resposta à dúvida: parir.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "pari" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...fase, da inovação tecnológica, pois esse é um processo que tem que ser seguido pari -passo, por ser um trabalho de formação e conquista de oportunidades..

Em Caderno B

Petrolero x Royal Pari – Conmebol TV 19h30 – Campeonato Roraimense: Náutico x Real São Luiz – YouTube...

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

...Copa Sul-Americana: Estudiantes M x Metropolitanos – Conmebol TV 19h15 – Copa Sul-Americana: Royal Pari x Oriente Petrolero – Conmebol TV 20h00 – NBA G League: Motor City Cruise...

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

, estão acompanhando pari passu todo andamento..

Em Caderno B

...efetivar, também literariamente, uma “independência”, mediante o estabelecimento de uma literatura brasileira que caminha pari passu com a nacionalidade brasileira, sendo mesmo o seu elemento

Em O Dragão de São Jorge
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Peço auxílio para a composição de palavras com prefixos gregos e latinos. Quando são em justaposição e quando são em aglutinação? Minha dúvida neste momento é com a palavra intra + esclerótico.
A existência ou não de hífen depois de prefixos gregos e latinos é difícil de sistematizar em poucas linhas, pois isso difere consoante os prefixos (há até divergências ligeiras entre a norma europeia e a norma brasileira do português, por serem diferentes as obras de maior referência neste aspecto).

No caso de intra- (este caso aplica-se também aos prefixos contra-, extra-, infra-, supra- e ultra-), de acordo com a Base XXIX do Acordo Ortográfico de 1945, deve usar-se hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: intra-arterial, intra-ocular), h (ex.: intra-hepático), r (ex.: intra-raquidiano) ou s (ex.: intra-sinovial). Assim sendo, deve escrever-se intra-esclerótico segundo o Acordo Ortográfico de 1945, para o português de Portugal, ou o Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil.

Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, e segundo a Base XVI, o prefixo intra- (assim como todos os prefixos ou elementos prefixais com o mesmo contexto ortográfico, isto é, terminados na letra a) deve aglutinar-se sempre com o elemento seguinte (ex.: intraocular), excepto se este começar por a (ex.: intra-arterial) ou h (ex.: intra-hepático). No caso de o elemento seguinte começar por r ou s, essas consoantes devem ser dobradas (ex.: intrarraquidiano, intrassinovial). Assim sendo, deve escrever-se intraesclerótico segundo o Acordo Ortográfico de 1990.




Solicito a Vossa Senhoria a gentileza de nos informar o significado da palavra costumizados.
Como em tantos outros casos de estrangeirismos, o termo costumizados (coexiste a grafia menos aportuguesada customizados) resulta da influência do Inglês, neste caso, do adjectivo customized que significa "feito ou alterado de acordo com especificações, requisitos individuais". Apesar de ser muito usado nas áreas de informática, tecnologia e serviços, o uso deste anglicismo é desaconselhado, sendo preferível a utilização de personalizados ou individualizados. O mesmo é válido para os restantes membros da família: costumizar/personalizar, costumização/personalização, etc.
pub

Palavra do dia

fan·til fan·til


(origem obscura)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que tem bom tamanho e é considerado de boa raça (ex.: cavalo fantil).

2. Que tem os traços certos ou ideais para produzir boas crias (ex.: égua fantil).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/pari [consultado em 06-07-2022]