Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

pária

páriapária | n. 2 g.
pariápariá | n. 2 g.
Será que queria dizer Paria?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pá·ri·a pá·ri·a


(tâmul pareyan, tocador de bombo)
nome de dois géneros

1. Indiano que não pertence a nenhuma casta e é desprezado pelas outras. = INTOCÁVEL

2. Membro da última casta. = INTOCÁVEL

3. [Figurado]   [Figurado]  Indivíduo que a sociedade repele ou exclui.


SinónimoSinônimo Geral: PARIÁ

Confrontar: párea.

pa·ri·á pa·ri·á


nome de dois géneros

O mesmo que pária.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "pária" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

O clã é tratado como pária pelos partidos políticos sérios brasileiros..

Em www.sganoticias.com.br

...crescente, as chacinas de adolescentes, as invasões a terras indígenas e a condição de pária internacional, o país se desespera porque a pandemia já ceifou uma população igual à...

Em e-p

O que lá está é um estado pária , vingativo, racista e genocida..

Em Deriva das Palavras

aceitar que o Estado o trate como um pária no seu próprio país..

Em Entre as brumas da memória

...do Senado, mas sofreu uma moção de censura pública, e acabou desprestigiado, como um pária na política do país, uma vez que as suas ações se

Em Geopedrados
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Existe algum substantivo que designe o ato de lecionar ou ministrar?
O acto de leccionar ou ministrar pode ser designado pelos substantivos deverbais regulares formados pela aposição do sufixo -ção aos respectivos verbos, isto é, leccionação e ministração. Adicionalmente, e consoante os contextos, poderão ser utilizadas outras palavras como magistério ou ensino (ou outros vocábulos da mesma família, como ensinação, ensinamento ou ensinança).



Gostava que me informassem, se possível, sobre como se aplica o artigo na palavra personagem. Diz-se o personagem ou a personagem?
A palavra personagem entrou no português vinda do francês, e, regra geral, as palavras que no francês terminam em -age e que são masculinas (ex.: bagage, barrage, camouflage, dérapage, etc.), em português terminam em -agem e são femininas (ex.:bagagem, barragem, camuflagem, derrapagem, etc.). Acontece que o uso da palavra pelos falantes ou a influência do género masculino em francês levaram a que a palavra já esteja registada em obras lexicográficas de referência como palavra feminina ou masculina (por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa (1966) de Rebelo Gonçalves, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001), da Academia das Ciências/Verbo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002), do Círculo de Leitores, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa (2004), da Porto Editora).

O artigo definido deverá então concordar com o substantivo personagem em género e número, consoante a consideremos palavra feminina (O Jasão é a minha personagem favorita) ou masculina (A Medeia é o meu personagem favorito). O que é importante é, no mesmo texto ou documento, ser coerente com a opção tomada e mantê-la.

pub

Palavra do dia

mo·to·ci·clís·ti·co mo·to·ci·clís·ti·co


(motociclista + -ico)
adjectivo
adjetivo

Relativo a motociclista ou a motociclismo (ex.: capacete motociclístico; época motociclística; passeio motociclístico; pilotagem motociclística).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/p%C3%A1ria [consultado em 27-07-2021]