Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
pan-pan- | pref.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pan- pan-
(grego pás, pása, pán, todo, inteiro)
prefixo

Exprime a noção de totalidade, universalidade (ex.: panmixia, pan-americanismo).

Nota: é seguido de hífen quando o segundo elemento começa por vogal ou h (ex.: pan-americano, pan-helenismo). Adquire a forma pam- quando o segundo elemento começa por b ou p (ex.: pambalcânico, pampsiquismo).
pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber qual o processo de formação de palavras referente à palavra entorno no sentido de circunvizinhança, em redor, etc.
A palavra entorno é um derivado regressivo do verbo entornar. O processo de derivação regressiva consiste na formação de uma palavra através da redução de outra, pela eliminação do sufixo e acréscimo das vogais a, e ou o (ex.: comprar > compra; abater > abate; entornar > entorno).



Gostaria de saber a diferença entre as palavras "redonda" e "redondo" e na frase " a cerveja que desce redondo".
Na frase que refere, a palavra redondo é usada como advérbio e não como adjectivo.

Este uso adverbial do vocábulo redondo encontra-se registado no Dicionário Priberam, no Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa e no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que o registam como sinónimo do advérbio redondamente, na acepção “de modo completo ou por inteiro”, sendo especialmente usado em coocorrência com o verbo cair (ex.: elas caíram redondo no chão, mas não se magoaram). Sendo advérbio, e tal como se pode verificar pelo exemplo, não flexiona nem em género nem em número. É provável que na frase a cerveja que desce redondo se pretenda estabelecer uma analogia entre o modo como “se cai redondo” e o modo como a cerveja “desce redondo”.

O uso adverbial de adjectivos é relativamente comum na língua portuguesa, sendo exemplo disso as palavras claro (ex.: o primeiro-ministro falou claro), directo (ex.: ela foi directo para Amesterdão), rápido (ex.: eles chegaram rápido a Lisboa) ou raro (ex.: a neve cai raro nesta cidade).

pub

Palavra do dia

a·ze·mel a·ze·mel
(talvez do árabe az-zamilâ, azémola)
nome masculino

1. Indivíduo que conduz azémolas ou bestas de carga. = ALMOCREVE, ARROCHEIRO, AZEMELEIRO, RECOVEIRO

2. Conjunto de tendas ou barracas para alojamento provisório de pessoas. = ABARRACAMENTO, ACAMPAMENTO, ARRAIAL

Plural: azeméis.Plural: azeméis.
pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/pan [consultado em 10-08-2020]