Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

pana

3ª pess. sing. pres. ind. de panarpanar
2ª pess. sing. imp. de panarpanar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pa·nar pa·nar

- ConjugarConjugar

(pão, na forma pan-, + -ar)
verbo transitivo

1. Envolver em pão ralado.

2. [Culinária]   [Culinária]  Passar por ovo batido e cobrir de pão ralado ou de farinha de trigo para depois fritar.

3. Deitar pão torrado na água, coando-a depois.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "pana" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...3º golo, aí o jogo acabou em termos de discussão do vencedor, sendo que Paná , Ayongo, Ericson e Romy fizeram um bom jogo, Paná todo o jogo, Ayongo...

Em A PAIXÃO O BENFICA E O A.VISEU

...paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, José Carlos Paná Ibarrola, de 42 anos, foi vítima de pistoleiros na noite deste sábado, dia 10...

Em Caderno B

Além do ‘ Pana ’, o médio está referenciado por outros clubes gregos..

Em Fora-de-jogo

a rodovia BR-267, que liga o trecho entre os distritos da Pana e Casa Verde..

Em Caderno B

Santos, Mathaus, Paul Ayongo, Joel, Fernando Ferreira, Paná , Yuri Araújo, João Vasco e Carter Substituições: Fernando Ferreira por André Carvalhas (49m),...

Em Dragaoatento
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava de saber o emprego das maiúsculas na língua portuguesa.
O uso das maiúsculas está regulamentado para o português europeu nas bases XXXIX a XLVII do Acordo Ortográfico de 1945, a que poderá aceder seguindo a hiperligação.

O Acordo Ortográfico de 1990 altera, através da sua Base XIX, alguns usos decorrentes das disposições de 1945, nomeadamente a não obrigatoriedade de maiúsculas em meses e estações do ano.




Colibri diz-se: Culibri? ou Colibri (com o som do -o- aberto)? Li que a sílaba acentuada é a última? Sendo aguda, que som tem a sílaba Co-? E porquê, ou seja qual é a regra para a pronunciação desta palavra?
Na questão colocada, está em causa a qualidade da vogal de uma sílaba átona, e não a sua acentuação (a palavra é sempre acentuada na última sílaba: colibri).

A letra o pode corresponder ao som [o], como em avô ou dor, ao som [ɔ], como em avó ou corda, ou ao som [u], como em comida ou carro.

No português europeu, como regra geral (com muitas excepções), as vogais que não pertencem a uma sílaba tónica são elevadas. Por exemplo, no caso da vogal o das palavras corda e cordão, o som [ɔ] (vogal mais baixa) da palavra corda (com acento tónico em cor) passa a pronunciar-se [u] (vogal mais alta) em cordão pois a sílaba tónica passou a ser a última cordão. Esta regra geral pode aplicar-se a colibri (como a sílaba tónica é bri, a sílaba co- pode pronunciar-se [ku]), mas no caso desta palavra, há informação lexical, isto é, relativa à própria palavra e não às regras mais gerais da língua, que faz com que, por motivos etimológicos ou outros, a maioria dos falantes pronuncie [kɔ]libri. Esta é então também a pronúncia registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia da Ciências/Verbo e, posteriormente, no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora.

pub

Palavra do dia

ra·vi·o·lo ra·vi·o·lo


(italiano raviolo)
nome masculino

1. [Culinária]   [Culinária]  Pequeno pastel, geralmente quadrado, de massa alimentícia com recheio finamente picado.


raviolos
nome masculino plural

2. [Culinária]   [Culinária]  Prato confeccionado com essa massa. = RAVIÓIS


SinónimoSinônimo Geral: RAVIÓLI

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/pana [consultado em 19-09-2021]