PT
BR
Pesquisar
Definições



novelito

A forma novelitoé [derivação masculino singular de novelonovelo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
novelonovelo
|vê| |vê|
( no·ve·lo

no·ve·lo

)
Imagem

Portugal: Açores, MadeiraPortugal: Açores, Madeira

BotânicaBotânica

Hortênsia, em especial o corimbo das flores. (Mais usado no plural.)


nome masculino

1. Bola de fio enrolado.

2. Floco.

3. [Figurado] [Figurado] Enredo, intriga.

4. [Figurado] [Figurado] Coisa emaranhada ou confusa. = EMBRULHADA

5. [Portugal: Açores, Madeira] [Portugal: Açores, Madeira] [Botânica] [Botânica] Hortênsia, em especial o corimbo das flores. (Mais usado no plural.)Imagem = HIDRÂNGEA

etimologiaOrigem etimológica:latim tardio lobellus, do latim globellus, -i, diminutivo de globus, -i, globo, bola.

novelitonovelito

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.



Vi escrito saberia-o; não deverá ser sabê-lo-ia? A frase era se tivesse .......saberia-o.
Quando utiliza um pronome clítico (ex.: o, lo, me, nos) com um verbo no futuro do indicativo (ex.: oferecer-lhe-ei) ou no condicional, também chamado futuro do pretérito (ex.: oferecer-lhe-ia), deverá fazer a mesóclise, isto é, colocar o pronome clítico entre o radical do verbo (ex.: oferecer) e a terminação que indica o tempo verbal e a pessoa gramatical (ex.: -ei ou -ia). Assim sendo, a forma correcta é sabê-lo-ia.