Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

nenas

fem. pl. de nenoneno
fem. pl. de nenanena
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ne·no |ê|ne·no |ê|


nome masculino

1. [Regionalismo]   [Regionalismo]  Boneco.

2. [Regionalismo]   [Regionalismo]  Criança ou adolescente do sexo masculino. = MENINO

3. [Regionalismo]   [Regionalismo]  Filho.


ne·na |ê|ne·na |ê|


(origem obscura)
nome feminino

1. [Portugal: Beira]   [Portugal: Beira]  Boneca de pano.Ver imagem

2. [Portugal: Beira, Trás-os-Montes]   [Portugal: Beira, Trás-os-Montes]  Embriaguez.

3. [Regionalismo]   [Regionalismo]  Criança ou adolescente do sexo feminino. = MENINA

4. [Regionalismo]   [Regionalismo]  Filha.


estar com uma nena
Estar muito embriagado.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Vestidos Para Ninas Vestidos De Nenas Vestidos Del Desfile

Em poeirasglass

Camariñas, cantando as nenas de Camariñas quedan no río lavando Camariñas, Camariñas xa me vas camariñando por unha...

Em CANTIGUEIRO

...Soños Cumpridos 2015: Años después 2016: De Portugal a Galicia Fado 2017: Cancións para nenas e nenos 2018: A Fadista

Em Caixinha de Musicas

xogou a escalar, ao paifillonai, falou na linguaxe de signos cunhas nenas , tocamos música co metalófono ( aprendín o nome dela ) e xogou con...

Em leoeosseus

Se me queres por amigo, dáme viño do Ribeiro, pantrigo de Ribadavia, nenas do Chan de Amoeiro..

Em Tears of Heaven
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como devo passar para o discurso indirecto a frase: Eu chamo-me Paula. Discurso indirecto: Ela disse que se chamava Paula? ou Ela disse que se chama Paula?
Na transformação do discurso directo em discurso indirecto de Eu chamo-me Paula, além da passagem da primeira (eu) para a terceira pessoa gramatical (ela) e da introdução de um verbo declarativo (dizer), deverá haver também uma passagem do presente (chamo) para o imperfeito do indicativo (chamava), isto é, a frase Eu chamo-me Paula deverá ser transformada em Ela disse que se chamava Paula. Sobre este assunto, poderá consultar também a resposta discurso directo, discurso indirecto e discurso indirecto livre.



Executa-se trabalhos de carpintaria e Executam-se trabalhos de carpintaria. Ambas as Frases estão gramaticalmente correctas? Na afirmativa, qual a preferível?
Do ponto de vista exclusivamente linguístico, as duas frases estão correctas, importando no entanto analisar ambas as estruturas para as compreender.

Assim, na estrutura da primeira frase (Executa-se trabalhos de carpintaria), estamos perante um pronome pessoal clítico -se, com função de sujeito impessoal que acompanha um verbo no singular, sendo semanticamente equivalente a “alguém executa trabalhos de carpintaria”. Na estrutura da segunda frase (Executam-se trabalhos de carpintaria), estamos perante um pronome pessoal clítico -se apassivante que surge com um verbo no plural a concordar com o sujeito que é trabalhos de carpintaria, sendo semanticamente equivalente a “trabalhos de carpintaria são executados”.

Do ponto de vista do uso da língua, a estrutura da primeira frase (Executa-se trabalhos de carpintaria) é por vezes desaconselhada por alguns gramáticos. Na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso CUNHA e Lindley CINTRA (Edições Sá da Costa, 1984, 14ª ed., pp. 308-309), há mesmo uma indicação de que “Em frases do tipo: Vendem-se casas. Compram-se móveis. considera-se casas e móveis os sujeitos das formas verbais vendem e compram, razão por que na linguagem cuidada se evita deixar o verbo no singular.”

pub

Palavra do dia

ra·bir·rui·vo ra·bir·rui·vo


(rabo + -i- + ruivo)
adjectivo
adjetivo

1. Que tem a cauda ruiva.

nome masculino

2. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a diversas aves da família dos muscicapídeos, do género Phoenicurus. = RABIRRUIVA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/nenas [consultado em 21-05-2022]