PT
BR
Pesquisar
Definições



nascimento

A forma nascimentopode ser [derivação masculino singular de nascernascer] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
nascimentonascimento
( nas·ci·men·to

nas·ci·men·to

)


nome masculino

1. Acto de nascer.

2. Vinda ao mundo.

3. Aparecimento de um astro no horizonte. = ORTO

4. Descendência, raça, família, origem.

5. [Figurado] [Figurado] Causa, princípio.

etimologiaOrigem etimológica:nascer + -imento.
nascernascer
|ê| |ê|
( nas·cer

nas·cer

)
Conjugação:regular.
Particípio:abundante.


verbo intransitivo

1. Sair do ventre materno.

2. Sair do ovo.

3. Brotar (da terra).

4. Germinar.

5. Começar a manifestar-se.

6. Principiar a aparecer no horizonte.

7. Derivar-se, provir (de outra coisa).

8. Formar-se, constituir-se.

9. Sobressair; formar relevo.

10. Arrancar, sair, principiar.


nome masculino

11. Acto de nascer, em especial em relação aos astros que principiam a aparecer no horizonte. = NASCIMENTO

etimologiaOrigem etimológica:latim nascor, nasci.

Auxiliares de tradução

Traduzir "nascimento" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Qual a pronúncia correta da palavra epifania?
Quanto à acentuação, a palavra epifania termina no hiato (isto é, duas vogais contíguas que não fazem ditongo) ia e não tem nenhum acento gráfico antes, por isso tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (epifania).

Se a dúvida que nos coloca diz respeito à qualidade da vogal e, esta aparece no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências/Verbo (Lisboa, 2001) e no Grande Dicionário Língua Portuguesa da Porto Editora (Porto, 2004) transcrita com o som ê ([e] na transcrição fonética). No dicionário da Porto Editora surge ainda a transcrição da letra e com o som [i].
Os dicionários mencionados são dos poucos que contêm a transcrição fonética das suas entradas e podem ajudar a resolver algumas destas dúvidas, tendo sempre em conta que se trata de dicionários da norma europeia do português.