PT
BR
Pesquisar
Definições



máquinas

Será que queria dizer maquinas?

A forma máquinasé [feminino plural de máquinamáquina].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
máquinamáquina
( má·qui·na

má·qui·na

)
Imagem

máquina de costura

CosturaCostura 

Aparelho que substitui a costura à mão.


nome feminino

1. Aparelho destinado a produzir movimentos ou a transformar determinada forma de energia.

2. Instrumento ou aparelho formado de peças móveis. = MAQUINISMO, MECANISMO

3. [Desporto] [Esporte] Aparelho estático usado para fazer exercício físico (ex.: máquina de fitness; máquina elíptica).

4. [Informal] [Informal] Locomotora.

5. [Informal] [Informal] Qualquer veículo, geralmente motorizado.

6. [Artes gráficas] [Artes gráficas] Prelo.

7. [Figurado] [Figurado] Obra grandiosa e reveladora de génio.

8. Conjunto de meios, órgãos e serviços que constituem determinada estrutura ou organização.

9. Pessoa que só faz o que lhe dizem ou que age ou trabalha de forma automática ou inconsciente. = AUTÓMATO, ROBÔ

10. [Informática] [Informática] Computador.


máquina de alta pressão

Diz-se da máquina de vapor, em cuja caldeira o vapor é elevado a uma força elástica equivalente pelo menos a cinco atmosferas, em contraposição à máquina de baixa pressão, na qual a força elástica é inferior àquela.

máquina de baixa pressão

A que trabalha com menos de três atmosferas.

máquina de barbear

Aparelho que permite cortar ou rapar com uma lâmina os pêlos da cara (ex.: máquina de barbear eléctrica; máquina de barbear manual).

máquina de costura

[Costura] [Costura]  Aparelho que substitui a costura à mão.Imagem

máquina de escrever

Aparelho que permite imprimir directamente no papel através de teclas ligadas a caracteres.Imagem

máquina de filmar

Aparelho para captar imagens em movimento. = CÂMARA

máquina de tricotar

Máquina composta de uma fila de agulhas e de um carro que executa mecanicamente o tricô. = TRICOTADEIRA

máquina eléctrica

Diz-se de qualquer máquina que produz ou aproveita a electricidade.

máquina fotográfica

Aparelho munido de câmara escura que serve para tirar fotografias.Imagem

máquina infernal

Artefacto explosivo destinado a matar.

máquina pneumática

Máquina que serve para fazer o vácuo num recipiente.

máquina registadora

[Comércio] [Comércio]  Aparelho ou sistema para registo do valor cobrado a ou recebido de um cliente, geralmente com emissão de documento comprovativo. = CAIXA REGISTADORA, REGISTADORA

etimologiaOrigem etimológica:latim machina, -ae.

Colectivo:Coletivo:Coletivo:maquinaria, maquinário, maquinismo.
máquinasmáquinas

Auxiliares de tradução

Traduzir "máquinas" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se, se eu escrever como escrevia anteriormente (com a ortografia anterior ao Acordo Ortográfico), está ortograficamente errado ou também é aceite? Exemplo: "correcto" ou "correto"? Qual deles está oficialmente? Ou estarão os dois?
Quando o novo Acordo Ortográfico estiver em vigor em Portugal, apenas a forma "correto" será considerada ortograficamente certa, correspondendo a forma "correcto" a uma grafia anterior à vigência do acordo, uma vez que este preconiza que não sejam escritas as consoantes que não são proferidas na chamada norma culta (base IV, 1.º, alínea b).
O utilizador da língua pode optar por utilizar a nova ortografia ou não, uma vez que não pratica qualquer ilícito contravencional, isto é, manter a ortografia anterior ao novo Acordo Ortográfico não tem qualquer consequência legal, mesmo após o período de transição de 6 anos previsto legalmente (em Portugal). No entanto, quando houver uma generalização da nova ortografia, nomeadamente na comunicação social e em contexto escolar, pode ser importante e útil a aprendizagem dessa nova ortografia por motivos sociais e profissionais. A partir de determinada altura, a noção de erro ortográfico vai abranger formas que actualmente são práticas correntes, da mesma forma que actualmente são considerados erros ortográficos práticas ortográficas alteradas pelo Acordo de 1945 (como diccionário ou sciência), ou pela alteração de 1973 (como pràticamente ou sòzinho).




Fui eu quem atirou nele ou fui eu quem atirei nele: qual é o correto e por que motivo?
Na frase em questão há duas orações, uma oração principal (fui eu) e uma oração subordinada relativa (quem atirou nele), que desempenha a função de predicativo do sujeito. O sujeito da primeira oração é o pronome eu e o sujeito da segunda é o pronome relativo quem. Este pronome relativo equivale a ‘a pessoa que’ e não concorda com o seu antecedente, pelo que, na oração subordinada, o verbo deverá concordar com este pronome de terceira pessoa (quem atirou nele) e não com o sujeito da oração principal (*fui eu quem atirei nele). Esta última construção é incorrecta, como se indica através de asterisco (*), pois apresenta uma concordância errada.

Relativamente à frase correcta (Fui eu quem atirou nele) pode colocar-se uma outra opção: Fui eu que atirei nele. Esta última frase seria também uma opção correcta, mas trata-se de uma construção diferente: contém igualmente duas orações, e da primeira oração (fui eu) depende também uma oração subordinada relativa (que atirei nele), mas esta é introduzida pelo pronome relativo que. Este pronome relativo, ao contrário do pronome quem, concorda obrigatoriamente com o antecedente nominal ou pronominal existente na oração anterior, no caso, o pronome eu, pelo que o verbo terá de estar na primeira pessoa (eu que atirei).

Do ponto de vista semântico, as frases Fui eu quem atirou nele e Fui eu que atirei nele equivalem a Eu atirei nele (que contém apenas uma oração), mas correspondem a uma construção sintáctica com duas orações, para focalizar ou dar maior destaque ao sujeito eu.