Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

monarca

monarcamonarca | n. 2 g. | n. m. | n. f. | adj. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

mo·nar·ca mo·nar·ca


(latim monarcha, -ae, do grego monárkhes, -ou)
nome de dois géneros

1. Pessoa que governa ou tem poder máximo, de forma hereditária e geralmente vitalícia, uma nação ou um estado monárquico. = REI, SOBERANO

2. [Figurado]   [Figurado]  Pessoa ou coisa que domina ou tem grande poder.

nome masculino

3. [Brasil]   [Brasil]  Camponês rude e armado.

4. Cavalo ou gaúcho que anda com garbo.

5. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a várias aves passeriformes da família dos monarquídeos.

nome feminino

6. [Entomologia]   [Entomologia]  Borboleta (Danaus plexippus) da família dos ninfalídeos, cujo adulto tem asas alaranjadas com nervuras pretas e pequenas manchas brancas.Ver imagem

adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

7. [Brasil]   [Brasil]  Muito grande.

Confrontar: menarca, monarca.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "monarca" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

da Marvel que ainda não tinha chegado ao cinema, no monarca de uma civilização pré-colombiana que buscou refúgio no fundo do mar quando os espanhóis...

Em www.tonygoes.com.br

Ao longo dos anos, comentários controversos foram feitos sobre o relacionamento do monarca com seus filhos, especialmente porque a família viveu discórdias, divórcio e morte..

Em VISEU, terra de Viriato.

...mais nela uma bruxa de Hogwarts do que Elizabeth II, esquecendo que a falecida monarca numa teve um ar aristocrático..

Em www.tonygoes.com.br

Hiroíto ascendeu ao trono em 1926 como um monarca absolutista..

Em Vida Global

No início a argumentação tinha uma base religiosa, em que a autoridade do monarca , ou

Em Persuac
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A dúvida é se o verbo parabenizar necessita de uma preposição. No caso seria "o Banco real parabeniza os ingressantes na UFU" ou "o Banco real parabeniza aos ingressantes à UFU"?
O verbo parabenizar, tal como os seus sinónimos congratular ou felicitar, é transitivo directo, conforme regista o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Por outras palavras, este verbo utiliza-se imediatamente seguido de complemento directo, sem preposição, pelo que a frase correcta é o Banco real parabeniza os ingressantes na UFU. A confusão pode advir do facto de parabenizar ser parafraseável por dar os parabéns a, expressão que não dispensa a preposição, como se pode verificar pela seguinte substituição: o Banco real dá os parabéns aos ingressantes na UFU.



Inseri, no vosso corrector ortográfico, a palavra “desejante” que, há tempos, vi escrita, erradamente, em vez do adjectivo “desejoso”. Para surpresa minha, o citado corrector, no português de Portugal, não acusa o erro.
A palavra desejante, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, está averbada no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e apresenta-se correctamente formada (através da aposição do sufixo -ante ao verbo desejar), daí a sua inclusão no léxico do corrector ortográfico do FLiP. O adjectivo desejante, cujo uso é bastante frequente (como se pode verificar através de pesquisas em corpora e motores de busca da Internet), partilha do significado do adjectivo desejoso (ex.: ela é uma pessoa desejosa de conhecimento = ela é uma pessoa desejante de conhecimento), apesar de este ser mais frequente e estar já consagrado pelo uso. Ambos resultam de processos regulares de derivação no português, pela junção, respectivamente, do sufixo -ante ao radical de um verbo e do sufixo -oso ao radical de um substantivo.
pub

Palavra do dia

es·ca·dó·ri·o es·ca·dó·ri·o


(escada + -ório)
nome masculino

1. Escadaria que tem capelas em cada patamar.

2. [Informal]   [Informal]  Escada monumental.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/monarca [consultado em 27-11-2022]