PT
BR
Pesquisar
Definições



misericórdias

A forma misericórdiasé [feminino plural de misericórdiamisericórdia].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
misericórdiamisericórdia
( mi·se·ri·cór·di·a

mi·se·ri·cór·di·a

)
Imagem

Peça saliente, colocada por baixo dos assentos dobráveis de cadeiras ou cadeirais de capelas ou coros de igrejas, para apoio das nádegas quando o assento está levantado, parecendo estar de pé quem nela está apoiado.


nome feminino

1. Compaixão solícita pela desgraça alheia.

2. Comiseração, piedade.

3. Perdão.

4. Instituição pia que socorre pobres e doentes.

5. Punhal que se trazia pendente à direita da cinta para matar o adversário ferido e derrubado.

6. Peça saliente, colocada por baixo dos assentos dobráveis de cadeiras ou cadeirais de capelas ou coros de igrejas, para apoio das nádegas quando o assento está levantado, parecendo estar de pé quem nela está apoiado.Imagem


interjeição

7. Expressão usada para implorar perdão ou piedade.


bandeira da misericórdia

Pessoa sempre indulgente para com os defeitos de outrem.

etimologiaOrigem etimológica:latim misericordia, -ae.

misericórdiasmisericórdias

Auxiliares de tradução

Traduzir "misericórdias" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostava de saber o emprego das maiúsculas na língua portuguesa.
O uso das maiúsculas está regulamentado para o português europeu nas bases XXXIX a XLVII do Acordo Ortográfico de 1945, a que poderá aceder seguindo a hiperligação.

O Acordo Ortográfico de 1990 altera, através da sua Base XIX, alguns usos decorrentes das disposições de 1945, nomeadamente a não obrigatoriedade de maiúsculas em meses e estações do ano.




Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.