PT
BR
Pesquisar
Definições



misericórdia

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
misericórdiamisericórdia
( mi·se·ri·cór·di·a

mi·se·ri·cór·di·a

)
Imagem

Peça saliente, colocada por baixo dos assentos dobráveis de cadeiras ou cadeirais de capelas ou coros de igrejas, para apoio das nádegas quando o assento está levantado, parecendo estar de pé quem nela está apoiado.


nome feminino

1. Compaixão solícita pela desgraça alheia.

2. Comiseração, piedade.

3. Perdão.

4. Instituição pia que socorre pobres e doentes.

5. Punhal que se trazia pendente à direita da cinta para matar o adversário ferido e derrubado.

6. Peça saliente, colocada por baixo dos assentos dobráveis de cadeiras ou cadeirais de capelas ou coros de igrejas, para apoio das nádegas quando o assento está levantado, parecendo estar de pé quem nela está apoiado.Imagem


interjeição

7. Expressão usada para implorar perdão ou piedade.


bandeira da misericórdia

Pessoa sempre indulgente para com os defeitos de outrem.

etimologiaOrigem etimológica: latim misericordia, -ae.
misericórdiamisericórdia

Auxiliares de tradução

Traduzir "misericórdia" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Gostaria de saber de as palavras: nano-estrutura, electro-activo e mono-radical têm ou não hífen.
Os elementos de formação electro-, mono- e nano- nunca são seguidos de hífen (ex.: electroencefalograma, monoácido, nanoplâncton), obrigando à duplicação do r e do s quando são seguidos de palavras começadas com essas letras (ex.: electrossiderurgia, monossemia, nanossomia).

Após a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 (base XVI), estes elementos serão seguidos de hífen quando o segundo elemento começa por h ou o.