Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

mie

3ª pess. sing. pres. conj. de miarmiar
3ª pess. sing. imp. de miarmiar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

mi·ar mi·ar

- ConjugarConjugar

(mi[au] + -ar)
verbo intransitivo

1. Emitir, o gato, a sua voz característica; dar miados.

2. Emitir som semelhante à voz característica dos gatos.

3. [Informal]   [Informal]  Gemer ou gritar.

Confrontar: mear.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "mie" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...2000 é uma montanha russa situada no parque de diversões Nagashima Spa Land, em Mie no Japão..

Em Fonte do Lavra

...de ferir uma pessoa fisicamente utilizando um gato morto até que ele ressuscite e mie ”..

Em Caderno B

Oggi scopriamo IL PUNTO :) Vieni e scarica tutto in pdf Per accontentare le mie due grandi passioni, libri per bambini e attività manuali creative, cosa c'è di meglio...

Em Luiz Martins

...2021 Banton Frameworks The Best Glasses For Men To Channel Your Inner Clark Kent Mie Trendy Fashion Glasses Women Men Sunglasses Metal Frame Driving Eyewear Jewelry Shopee Malaysia 15...

Em Luiz Martins

Maurizio Quinto Come posso caricare e visualizzare le mie immagini su

Em Luiz Martins
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber como se escreve um valor quebrado de porcentagem por extenso. Pois se 10% eu escrevo "dez por cento", então como eu escreveria 10,30%?
Para escrever por extenso um número inteiro seguido de um valor fraccionário decimal (ex.: 10,30%), poderá referir a vírgula por extenso (ex.: dez vírgula trinta por cento ou dez vírgula três por cento) ou, alternativamente (e esta será uma forma menos usual), utilizar os numerais fraccionários a seguir aos numerais cardinais (ex.: dez e trinta centésimos por cento ou dez e três décimos por cento). Nesta última hipótese, pode ainda ser usado o adjectivo inteiro para melhor distinguir os numerais cardinais dos fraccionários (ex.: dez inteiros e trinta centésimos por cento ou dez inteiros e três décimos por cento) ou ainda utilizar o adjectivo percentual em vez da locução por cento (ex.: dez e trinta centésimos percentuais; dez e três décimos percentuais). Perante as várias possibilidades, é de referir que a opção tomada deverá ser mantida ao longo de um mesmo texto, sempre que referir este tipo de números, por uma questão de coerência textual.



Gostaria de saber qual o plural de esfíncter: esfíncteres ou esfincteres? Tem ou não tem acento?
Os dois plurais de esfíncter estão abonados por obras de referência, e qualquer um deles é válido.

A flexão do plural provoca, em algumas palavras esdrúxulas terminadas em -r ou -n no singular, o deslocamento do acento tónico para a terceira sílaba a contar do fim da palavra (ex.: especímenes, plural de espécimen, lucíferes, plural de lúcifer) ou para a segunda sílaba a contar do fim da palavra (ex.: juniores, plural de júnior), uma vez que, em português, as palavras isoladas têm acentuação tónica numa das três últimas sílabas.

Aparentemente, por se tratar de uma palavra grave, não haveria necessidade de alterar a acentuação do plural da palavra esfíncter, mas Rebelo Gonçalves, no Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966), referência maior para a lexicografia portuguesa, regista esfincteres como plural de esfíncter, à semelhança de, por exemplo, caracteres, plural de carácter, que constitui um caso excepcional na língua. Esta é também a opção seguida pela a edição portuguesa do Dicionário Houaiss.

Outras importantes obras de referência, como o Grande Vocabulário da Língua Portuguesa (Lisboa: Âncora Editora, 2001) e a maioria das obras lexicográficas publicadas em Portugal e no Brasil, registam no entanto esfíncteres como plural de esfíncter, não acrescentando esta palavra à reduzida lista de excepções.

pub

Palavra do dia

ses·qui·pe·dal ses·qui·pe·dal


(latim sesquipedalis, -e)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que tem pé e meio de comprido.

2. [Jocoso]   [Jocoso]  Que é muito grande (ex.: ignorância sesquipedal; versos sesquipedais).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/mie [consultado em 23-01-2022]