Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

marquês

marquêsmarquês | n. m.
Será que queria dizer marques?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

mar·quês mar·quês


(espanhol marqués)
nome masculino

1. Título entre o de conde e o de duque.

2. Indivíduo que tem esse título.

Feminino: marquesa. Plural: marqueses.Feminino: marquesa. Plural: marqueses.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "marquês" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Milton Marques de Medeiros, que funciona em todos os horários, durante os sete dias da

Em www.blogrsj.com

Medeiros (ex-Pedrouços) Renovações: Diogo Pedras, Ricardo Marques , Xoura, Mesquita, Tiago Vilarinho, David Yoo, Nuno Moreira, Nico, Gorito Saídas: João Pinto

Em futebol matosinhos

Falavam por falar, à espera da noite, precipitando-se logo quando o Marques abriu as portas e os deixou entrar, carrancudo, nem que lhes fizesse favor, medindo...

Em TEMPO CONTADO

Capa da Fotobiografia de Ângelo Araújo , da autoria de Manuel Marques Inácio, saída em julho de 2007 Dr..

Em Geopedrados

Carlos Manuel Marques Palma IDADE 41anos PROFISSÃO Agricultor Cristina Maria Machado da Silva Rodrigues IDADE 56 anos...

Em Mértola
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava de saber a evolução etimológica da palavra opinião.
Como poderá verificar no verbete opinião do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra deriva directamente do latim opinio, -onis, através do acusativo opinionem, como a maioria das palavras derivadas do latim, com queda da consoante nasal final (opinione).
Seguiu-se, de forma regular, a queda do -e átono do singular e consequente nasalização do -o- antes da consoante nasal (opinione > opinion > opiniõ), havendo ao longo do séc. XVI a transformação de em -ão no singular e a manutenção de -ões no plural (opiniones > opiniões).




Gostaria de saber das regras para o uso adequado da palavra se.
Para empregar correctamente a palavra se, é necessário analisar e perceber a diferença entre duas classificações, a de conjunção subordinativa (em 1) e a de pronome pessoal átono (em 2).

1 Como conjunção, a palavra se surge para ligar frases subordinadas e pode ter vários valores, que se podem resumir basicamente em:
1.1 Conjunção subordinativa condicional, para indicar uma condição ou uma hipótese (ex.: Só podem brincar na rua se não chover; Se chegares atrasado, a responsabilidade é tua).
1.2 Conjunção subordinativa integrante, para iniciar frases interrogativas indirectas (ex. Perguntou se aquilo era verdade).

2 Como pronome pessoal, a palavra se pode corresponder a quatro tipos de estruturas diferentes, estando sempre acompanhada de um verbo (antes ou depois).
2.1 Pronome pessoal átono reflexo, para indicar o complemento directo quando a acção do sujeito recai sobre ele próprio (ex.: Vestiu-se rapidamente.).
2.2 Pronome pessoal átono recíproco, para indicar o complemento directo sobre o qual recai uma acção mutuamente realizada e sofrida por um sujeito plural ou complexo (ex.: Cumprimentaram-se respeitosamente.).
2.3 Pronome pessoal átono que desempenha a função de sujeito indefinido ou indeterminado, com um valor próximo de a gente ou alguém (ex.: -se esse livro com muita facilidade).
2.4 Pronome pessoal átono apassivante, com um valor próximo de uma frase passiva (ex.: Arrenda-se loja no centro).

Sobre esta questão, e porque a palavra se é frequentemente confundida, na ortografia, com a terminação do pretérito imperfeito do conjuntivo, por favor consulte também outra dúvida relacionada em pretérito imperfeito do conjuntivo e presente do indicativo seguido de -se.

pub

Palavra do dia

ca·cha·pu·ço ca·cha·pu·ço


(talvez alteração de cachapuz)
nome masculino

[Portugal: Trás-os-Montes]   [Portugal: Trás-os-Montes]  Mergulho de cabeça para baixo. = CACHAFUNDO, CACHOLADA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/marqu%C3%AAs [consultado em 04-08-2021]