Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

marmita

marmitamarmita | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

mar·mi·ta mar·mi·ta


nome feminino

1. Panela.

2. Lata do rancho militar.

3. [Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Cabeça (ex.: encho-lhe a marmita de porrada; mas vocês estão bem da marmita?!). = TOLA

4. [Popular]   [Popular]  Rameira que dá dinheiro a um rufião.

5. [Brasil]   [Brasil]  O ventre.


marmita de Papin
[Física]   [Física]  Vaso fechado, munido de uma válvula de segurança, em que se pode elevar a água a uma temperatura superior à da ebulição ao ar livre.

passado da marmita
[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Doido, maluco. = PASSADO

passar-se da marmita
[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Perder a calma ou o juízo; ficar transtornado ou doido. = PASSAR-SE DA CABEÇA, PIRAR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "marmita" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...XADREZ FEITO COM PÃO, DA BICICLETA DO FUNCIONÁRIO AO VIOLINO CONSTRUÍDO NA PRISÃO, DA MARMITA PARA ESCONDER O “AVANTE!!

Em anónimo séc.xxi

uma marmita para ração de cozinha;;

Em Estação Cronográfica

Portanto, se quiser mesmo perder uns quilinhos, o melhor é começar a levar marmita para o escritório..

Em Fonte do Lavra

...ter no frigorífico alguns dias e assim desenrascar sem dificuldade um almoço ou uma marmita

Em As minhas Receitas

...no imediato, isto é, numa refeição nos dias seguintes aquecido ou transformado, ou numa marmita … o ideal é congelarem as vossas sobras..

Em As minhas Receitas
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O que quer dizer metrossexual?
O termo metrossexual (neologismo formado a partir de metropolitano + heterossexual) foi, ao que consta, usado pela primeira vez em 1994 pelo escritor britânico Mark Simpson, para designar um homem heterossexual, entre os 25 e os 45 anos, que vive nas grandes cidades (metrópoles), dotado de um acentuado sentido estético que se reflecte no seu aspecto físico e no seu estilo de vida, com tempo e dinheiro para gastar em roupas de marca, produtos de beleza e até cirurgia estética. O futebolista David Beckham é apontado como o metrossexual por excelência.



Gostaria de saber se a palavra automóvel é composta por aglutinação ou justaposição.
De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, da autoria de Maria Helena Mira Mateus, Ana Maria Brito, Inês Duarte e Isabel Hub Faria (pp. 971-983), existem dois tipos de composição: a morfológica e a morfossintáctica. A composição morfológica agrega dois ou mais radicais (ex.: autofagia = auto- + -fagia, geobiologia = geo- + biologia, hipermercado = hiper- + mercado); esta variedade de composição não deve ser confundida com a derivação por prefixação e/ou por sufixação, pois os radicais em causa têm autonomia semântica e podem juntar-se a outros radicais para formar uma palavra (ao contrário dos prefixos e sufixos, que não se podem juntar a outros prefixos ou sufixos para formar uma palavra). A composição morfossintáctica agrega duas ou mais palavras (ex.: abre-latas, aguardente, guarda-chuva, peixe-espada, viandante) e conjuga propriedades de estruturas sintácticas e propriedades de estruturas morfológicas.

Assim sendo, a palavra automóvel é formada segundo os processos da composição morfológica e não por aglutinação ou justaposição, processos que se englobam na composição morfossintáctica e que, segundo as mesmas autoras, não correspondem a duas classes diferentes de composição, mas a diferentes estádios de lexicalização dos compostos: um no qual se mantêm inalterados os constituintes do composto (ex.: abre-latas) e outro resultante de uma evolução do composto, que lhe confere alterações como a queda ou alteração de fonemas (ex.: aguardente < águ(a + a)rdente).

A distinção entre os compostos morfológicos e os compostos morfossintácticos pode também ser encontrada na nova terminologia linguística adoptada para o ensino básico e secundário e publicada em Diário da República em Dezembro de 2004. Sobre a diferença entre a composição por aglutinação ou justaposição, poderá consultar a resposta formação de pontapé.

pub

Palavra do dia

fa·u·len·to |a-ù|fa·u·len·to |a-ù|


(faúla + -ento)
adjectivo
adjetivo

Que lança faúlas ou fagulhas. = FAGULHENTO, FAULHENTO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/marmita [consultado em 08-12-2021]