PT
BR
Pesquisar
Definições



marianita

A forma marianitapode ser [ de marianamariana] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
marianitamarianita
( ma·ri·a·ni·ta

ma·ri·a·ni·ta

)


nome feminino

[Brasil] [Brasil] [Ornitologia] [Ornitologia] Ave (Pionites leucogaster) da família dos psitacídeos, de plumagem verde no dorso, amarela na garganta e nas coxas e branca no ventre, com o alto da cabeça alaranjado, encontrada na América do Sul. = MARIANINHA, MARIANINHA-DE-CABEÇA-AMARELA, PAPAGAIO-DE-BARRIGA-BRANCA

etimologiaOrigem etimológica:Mariana, antropónimo + -ita, feminino de -ito.
marianamariana
( ma·ri·a·na

ma·ri·a·na

)


nome feminino

1. [Botânica] [Botânica] Planta da família das solanáceas, encontrada no Brasil.

2. [Ictiologia] [Ictiologia] Pargo-de-mitra, enquanto novo.

etimologiaOrigem etimológica:Mariana, antropónimo.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber o porque se usa tanto apartir de ou concerteza sendo que o correto é a partir de e com certeza ?
Este fenómeno acontece frequentemente com locuções muito usuais em que os utilizadores da língua têm dificuldades em identificar as fronteiras das palavras, o que tem como consequência erros ortográficos como apartir de (em vez de a partir de), concerteza (em vez de com certeza) ou derrepente (em vez de de repente).



Minha dúvida é: Por que passei a vida estudando que o correto é falar para eu fazer, para eu comer, e etc., se a frase É fácil para mim estudar não está errada? Podem explicar essa última frase.
De facto, nos contextos exemplificados com duas orações na resposta para eu/para mim (ex.: isto é para eu fazer), deverá ser usado o pronome sujeito, pois na oração para eu fazer, o pronome desempenha essa função de sujeito. No caso do exemplo É fácil para mim estudar, o contexto é semelhante àquele referido na resposta pronomes pessoais rectos e oblíquos, em que o pronome não desempenha a função de sujeito, pois esta frase pode ser decomposta em Estudar [sujeito] é fácil [predicado] para mim [adjunto adverbial de interesse].