Significado de lamelem-se-me

    A forma lamelem-se-mepode ser [terceira pessoa plural do imperativo de lamelarlamelar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de lamelarlamelar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    lamelarlamelar
    ( la·me·lar

    la·me·lar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

    1. Relativo ou semelhante a lâmina. = LAMINAR

    2. Que tem lâminas. = LAMELÍFERO, LAMELOSO

    verbo transitivo

    3. Dividir em lâminas. = LAMINAR

    4. Guarnecer com lâminas.

    etimologiaOrigem:lamela + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    lameliforme | adj. 2 g.

    Em forma de lâmina ou de lamela....


    lamelação | n. f.

    Divisão ou disposição em lamelas....


    lamelífero | adj. | n. m. pl.

    Que tem lâminas ou lamelas....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "lamelem-se-me" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Se me permitem, vou transcrever-vos duas frases que me surgiram e alterei, por senti-las erradas. Agradeço antecipadamente a vossa ajuda.

      Frase 1: A estabilidade e a sincronização facultam-nos o grau de previsibilidade que precisamos para funcionarmos como indivíduos em grupos sociais e especialmente na economia.
      Para além de ter corrigido o que precisamos - parece-me que deve ser de que precisamos, lá vem a grande questão. Transformei o funcionarmos em funcionar. De que precisamos para funcionar. Puro instinto, e espero que acertado. Há uma regra geral?

      Frase 2: E das velhinhas enregeladas, nas escadarias dos edifícios públicos, a tentar vender uma esferográfica ou uma pega de cozinha – os seus únicos pertences.
      Aqui foi o contrário. Achei que o correcto seria a tentarem vender.