PT
BR
    Definições



    lápis

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    lápislápis
    ( lá·pis

    lá·pis

    )
    Imagem

    Artefacto, geralmente de madeira, cilíndrico, comprido e fino, cujo interior contém uma barra de grafite para escrever ou desenhar (ex.: para a prova de desenho, é preciso levar papel, lápis e borracha).


    nome masculino de dois números

    1. Artefacto, geralmente de madeira, cilíndrico, comprido e fino, cujo interior contém uma barra de grafite para escrever ou desenhar (ex.: para a prova de desenho, é preciso levar papel, lápis e borracha).Imagem

    2. Substância mineral negra que compõe o interior desse artefacto. = GRAFITE, PLUMBAGINA

    3. Objecto cilíndrico, geralmente composto de uma substância medicamentosa ou cosmética (ex.: lápis de contorno para lábios).

    4. Desenho ou obra artística feita com esse artefacto.

    5. Pessoa que desenha ou cria obra de arte com esse artefacto.

    6. Instrumento com cuja ponta, em forma desse artefacto, se faz alguma operação.


    lápis de cera

    [Portugal] [Portugal] Cilindro de cera ou parafina e pigmentos variados, fácil de manusear e que produz um traço colorido grosso. (Equivalente no português do Brasil: giz de cera).

    lápis de cor

    Aquele cuja mina contém pigmentos e que produz um traço colorido.

    etimologiaOrigem: italiano lapis, do latim lapis, -idis, pedra.
    Significado de lápisSignificado de lápis

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "lápis" para: Espanhol Francês Inglês

    Anagramas



    Dúvidas linguísticas


    Se me permitem, vou transcrever-vos duas frases que me surgiram e alterei, por senti-las erradas. Agradeço antecipadamente a vossa ajuda. Frase 1: A estabilidade e a sincronização facultam-nos o grau de previsibilidade que precisamos para funcionarmos como indivíduos em grupos sociais e especialmente na economia. Para além de ter corrigido o que precisamos - parece-me que deve ser de que precisamos, lá vem a grande questão. Transformei o funcionarmos em funcionar. De que precisamos para funcionar. Puro instinto, e espero que acertado. Há uma regra geral? Frase 2: E das velhinhas enregeladas, nas escadarias dos edifícios públicos, a tentar vender uma esferográfica ou uma pega de cozinha – os seus únicos pertences. Aqui foi o contrário. Achei que o correcto seria a tentarem vender.


    Como se diz: de frente ou de fronte?