PT
BR
Pesquisar
Definições



lapinha

A forma lapinhapode ser [derivação feminino singular de lapalapa] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
lapinhalapinha
( la·pi·nha

la·pi·nha

)


nome feminino

1. Pequena lapa.

2. [Portugal: Açores, Madeira, Brasil] [Brasil, Portugal: Açores, Madeira] [Religião] [Religião] Nicho ou presépio que se arma nas festas de Natal e Reis.

3. [Antigo] [Antigo] Representação popular.

etimologiaOrigem etimológica:lapa + -inha, feminino de -inho.
lapalapa
( la·pa

la·pa

)
Imagem

ZoologiaZoologia

Molusco gastrópode univalve (Patella vulgata) da família dos patelídeos.


nome feminino

1. Pequena gruta ou cavidade aberta na rocha.

2. Laje que, sobressaindo, forma debaixo de si um abrigo natural.

3. [Zoologia] [Zoologia] Molusco gastrópode univalve (Patella vulgata) da família dos patelídeos.Imagem

4. [Popular] [Popular] Bofetada, tapa.

5. [Figurado] [Figurado] Pessoa impertinente, maçadora.

6. [Brasil] [Brasil] Pedaço; fatia.

etimologiaOrigem etimológica:origem pré-celta.


Dúvidas linguísticas



Uma frase poderá conter parênteses no fim da mesma? Exemplo: Deve haver falta de correctores ortográficos no mercado (ou será um novo mês? Ficará talvez entre Fevereiro e Março).
Os parênteses são sinais gráficos - podem ser curvos "( )", rectos "[ ]" ou angulares "<>" - utilizados sobretudo para delimitar palavras, locuções ou frases intercaladas ou suprimidas, sem que a estrutura sintáctica seja alterada. Por este motivo, ao utilizar uma sequência dentro de parênteses, a pontuação da frase deverá ser a mesma que existiria sem o uso desses sinais gráficos.

O exemplo que nos fornece não é muito claro, mas quando o que se pretende intercalar corresponde a uma ou mais frases completas, estas poderão estar integradas na frase que não está entre parênteses (mantendo a pontuação de uma frase dependente e sem uso de maiúsculas iniciais): Deve haver falta de correctores ortográficos no mercado (ou será um novo mês?).

Se, no entanto, houver mais do que uma frase dentro dos parênteses, deverão ser respeitadas dentro dos parênteses as regras gerais de pontuação, com uso de maiúsculas a seguir a um ponto final ou, no caso do exemplo, a um ponto de interrogação: Deve haver falta de correctores ortográficos no mercado (ou será um novo mês? Ficará talvez entre Fevereiro e Março?).

A informação poderá, por outro lado, surgir isolada fora dessa frase, com a respectiva pontuação e uso de maiúsculas; este parece ser o procedimento preferencial no caso de frases como a do exemplo referido, em que não parece haver nexo muito forte entre a frase imediatamente anterior e a(s) frase(s) entre parênteses: Deve haver falta de correctores ortográficos no mercado. (Ou será um novo mês? Ficará talvez entre Fevereiro e Março?)




É correcto usar o termo enormíssimo?
A forma enormíssimo está correcta e corresponde ao grau superlativo absoluto sintético simples do adjectivo enorme.