PT
BR
Pesquisar
Definições



jipe

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
jipejipe
( ji·pe

ji·pe

)
Imagem

Veículo automóvel dotado de tracção às quatro rodas, que pode ser usado em terreno acidentado.


nome masculino

Veículo automóvel dotado de tracção às quatro rodas, que pode ser usado em terreno acidentado.Imagem = TODO-O-TERRENO

etimologiaOrigem etimológica: inglês jeep, de Jeep®marca registada norte-americana.
Ver também resposta à dúvida: nomes comuns derivados de marcas registadas.
jipejipe

Auxiliares de tradução

Traduzir "jipe" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho ouvido muito a conjugação do verbo precisar acompanhado da preposição de. Exemplo: Eu preciso DE fazer o trabalho para segunda. Eu acho que está errado, mas não sei explicar gramaticalmente. Esta conjugação é possível?
O verbo precisar, quando significa ‘ter necessidade de alguma coisa’, é transitivo indirecto e rege um complemento oblíquo introduzido pela preposição de. Este complemento pode ser um grupo nominal (ex.: eu preciso de mais trabalho) ou um verbo no infinitivo (ex.: eu preciso de trabalhar mais).

Há ocorrências, sobretudo no português do Brasil, da ausência da preposição de (ex.: eu preciso mais trabalho, eu preciso trabalhar mais), embora este uso como transitivo directo seja desaconselhado por alguns gramáticos. A ausência da preposição é, no entanto, considerada aceitável quando o complemento do verbo é uma oração completiva introduzida pela preposição que (ex.: eu preciso [de] que haja mais trabalho), mas esta omissão deve ser evitada em registos formais ou cuidados, pois o seu uso não é consensual.




Gostaria de saber se é correto pronunciar o -x- da palavra sexta-feira, ou será se[s]ta-feira?
A palavra sexta-feira tem pronúncias diferentes no português europeu e no português do Brasil. Assim, no português europeu, o -x- de sexta é geralmente pronunciado como o -ch- de chá); no português do Brasil, a pronúncia mais usual desse -x- é como o s- de saco.