PT
BR
Pesquisar
Definições



jarrete

A forma jarretepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de jarretarjarretar], [terceira pessoa singular do imperativo de jarretarjarretar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de jarretarjarretar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
jarretejarrete
|ê| |ê|
( jar·re·te

jar·re·te

)
Imagem

AnatomiaAnatomia

Parte posterior do joelho.


nome masculino

1. [Anatomia] [Anatomia] Parte posterior do joelho.Imagem = PÓPLITE

2. [Zoologia] [Zoologia] Tendão ou nervo da perna de quadrúpede (ex.: o cavalo enterrava-se na lama até aos jarretes). = CURVEJÃO, CURVILHÃO

etimologiaOrigem etimológica:francês jarret.

jarretarjarretar
( jar·re·tar

jar·re·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Cortar os jarretes a.

2. [Figurado] [Figurado] Amputar, decepar.

3. [Figurado] [Figurado] Tornar inútil ou impossível.

etimologiaOrigem etimológica:jarrete + -ar.

jarretejarrete

Auxiliares de tradução

Traduzir "jarrete" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Estou procurando a palavra Zigue Zague ou Zig Zag, ou ainda, zigzag.
A forma correcta é ziguezague, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário de Língua Portuguesa On-Line.



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.