PT
BR
Pesquisar
Definições



ismaelita

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ismaelitaismaelita
( is·ma·e·li·ta

is·ma·e·li·ta

)


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

1. [Religião] [Religião] Que ou quem, segundo o Antigo Testamento, é descendente de Ismael, filho de Abraão, primeiro patriarca hebreu, e da sua escrava Agar.

2. [Por extensão] [Por extensão] [Religião] [Religião] Muçulmano.

3. [Religião] [Religião] Que ou quem é seguidor do ismaelismo, ramo do xiismo (ex.: comunidade ismaelita; líder espiritual dos ismaelitas). = ISMAELIANO, ISMAÍLI


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

4. [Religião] [Religião] Relativo ao ismaelismo (ex.: fundação ismaelita; xiismo ismaelita). = ISMAELIANO, ISMAÍLI

etimologiaOrigem etimológica:Ismael, antropónimo [filho de Abraão, primeiro patriarca hebreu, segundo o Antigo Testamento] + -ita.


Dúvidas linguísticas



Agradeço que me informem como devo pronunciar a palavra maximizar, isto é, se deve ser macsimizar ou massimizar.
A letra -x- da palavra maximizar poderá ser pronunciada [ks] ou [s] e é esta a opção dos dicionários de língua que registam a transcrição fonética (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências ou do Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora), pois se por um lado deriva do adjectivo e substantivo máximo, cujo -x- se lê habitualmente [s] no português europeu, por outro tem alguma influência do inglês (maximise ou maximize) ou do francês (maximiser).



O correto é ele/ela demostrou ou demonstrou? Ou ambas as formas estão corretas?
Ambas as formas demostrar e demonstrar estão correctas, como pode verificar pelas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. No entanto, a forma preferencial é demonstrar, pois este verbo deriva da palavra latina demonstrare.

Pesquisas em corpora e em motores de pesquisa da Internet revelam também que a variante demonstrar tem um uso bastante mais frequente que a forma demostrar.