PT
BR
Pesquisar
Definições



intenções

A forma intençõesé [feminino plural de intençãointenção].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
intençãointenção
( in·ten·ção

in·ten·ção

)


nome feminino

1. Resultado da vontade depois de admitir uma ideia como projecto. = DESÍGNIO, INTENTO, PROPÓSITO, TENÇÃO

2. O que está planeado ou se pretende alcançar (ex.: boas intenções).

3. Pensamento reservado (ex.: ninguém conhece as suas intenções).

4. [Literatura] [Literatura] Vontade ou projecto atribuído ao autor de uma obra literária na sua criação.


na melhor intenção

Com o desejo de ser prestável, de agradar.

por intenção de

Para pedir a Deus por (alguém).

segundas intenções

Plano que não é revelado, mas que se procura alcançar dissimuladamente por meio de outra acção (ex.: é apenas um convite para jantar, sem segundas intenções).

etimologiaOrigem etimológica: latim intentio, -onis, acção de estender, tensão, compressão, esforço.
iconeConfrontar: intensão.
intençõesintenções

Auxiliares de tradução

Traduzir "intenções" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é a diferença entre haver e ter, quando estes verbos são utilizados como auxiliares: eu tinha dito/eu havia dito, ele tinha feito/ele havia feito. Também gostaria de saber se há diferença entre o português luso do português do Brasil.
Os verbos ter e haver são sinónimos como auxiliares de tempos compostos e são usados nos mesmos contextos sem qualquer diferença (ex.: eu tinha dito/eu havia dito); sendo que a única diferença é a frequência de uso, pois, tanto no português europeu como no português brasileiro, o verbo ter é mais usado.

Estes dois verbos têm também uso em locuções verbais que não correspondem a tempos compostos de verbos e aí há diferenças semânticas significativas. O verbo haver seguido da preposição de e de outro verbo no infinitivo permite formar locuções verbais que indicam valor futuro (ex.: havemos de ir a Barcelona; os corruptos hão-de ser castigados), enquanto o verbo ter seguido da preposição de e de outro verbo no infinitivo forma locuções que indicam uma obrigação (ex.: temos de ir a Barcelona; os corruptos têm de ser castigados).

Note-se uma diferença ortográfica entre as normas brasileira e portuguesa relativa ao verbo haver seguido da preposição de: no português europeu, as formas monossilábicas do verbo haver ligam-se por hífen à preposição de (hei-de, hás-de, há-de, hão-de) enquanto no português do Brasil tal não acontece (hei de, hás de, há de, hão de). Esta diferença é anulada com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, uma vez que deixa de haver hífen neste contexto (isto é, em qualquer das variedades deverão ser usadas apenas as formas hei de, hás de, há de, hão de).

Para outras diferenças entre as normas europeia e brasileira, queira, por favor, consultar outra resposta sobre o mesmo assunto em variedades de português.




Gostaria de saber qual é o processo de derivação utilizado na palavra vaidoso.
A palavra vaidoso é formada por sufixação, através da junção do sufixo -oso ao substantivo vaidade, com haplologia (processo morfofonológico que ocorre entre duas sílabas contíguas, iguais ou semelhantes, e que consiste na supressão de uma delas): vaidade + -oso > *vaidadoso > vaidoso.