PT
BR
Pesquisar
Definições



inconseqüência

Será que queria dizer inconsequência?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
inconsequênciainconseqüênciainconsequência
|qüên| |qüên| |qüên|
( in·con·se·quên·ci·a

in·con·se·qüên·ci·a

in·con·se·quên·ci·a

)


nome feminino

1. Falta de consequência; incoerência; inconexão.

2. Ausência dos actos que devem seguir um facto.

3. Conclusão mal tirada.

grafiaGrafia no Brasil:inconseqüência.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:inconsequência.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: inconseqüência.
grafiaGrafia em Portugal:inconsequência.


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Será que me poderiam ajudar a perceber qual é o origem etimológica mais provável da palavra (apelido) Malafaia?
No Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, regista-se a hipótese de o apelido Malafaia poder estar relacionado com o topónimo Malafaia (concelho de Arruda dos Vinhos, distrito de Lisboa); este último, por sua vez, é de origem obscura.