PT
BR
Pesquisar
Definições



inconsequentemente

A forma inconsequentementepode ser [derivação de inconsequenteinconseqüenteinconsequente] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
inconsequentementeinconseqüentementeinconsequentemente
|qüen| |qüen| |qüen|
( in·con·se·quen·te·men·te

in·con·se·qüen·te·men·te

in·con·se·quen·te·men·te

)


advérbio

De modo inconsequente.

etimologiaOrigem etimológica: inconsequente + -mente.
grafiaGrafia no Brasil:inconseqüentemente.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:inconsequentemente.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: inconseqüentemente.
grafiaGrafia em Portugal:inconsequentemente.
inconsequenteinconseqüenteinconsequente
|qüên| |qüên| |qüên|
( in·con·se·quen·te

in·con·se·qüen·te

in·con·se·quen·te

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Falto de consequência.

2. Que não está conforme com o precedente.

3. Que destoa.

4. Contraditório.

grafiaGrafia no Brasil:inconseqüente.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:inconsequente.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: inconseqüente.
grafiaGrafia em Portugal:inconsequente.
inconsequentementeinconsequentemente

Auxiliares de tradução

Traduzir "inconsequentemente" para: Espanhol Francês Inglês

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Com a nova terminologia como é classificada a palavra "inverno"? Nome próprio ou comum? Esta dúvida prende-se ao facto de este vocábulo passar a ser escrito com letra minúscula por força do novo acordo ortográfico.
A classificação da palavra "inverno" não muda com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, pois este acordo visa alterar apenas a ortografia e não a classificação das classes de palavras.

Para além da convenção de usar maiúsculas em início de frase e das opções estilísticas de cada utilizador da língua, o uso de maiúsculas está previsto pelos documentos legais que regulam a ortografia do português (o Acordo Ortográfico de 1990, ou, anteriormente, o Acordo Ortográfico de 1945, para o português europeu, e o Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil).

O Acordo Ortográfico de 1990 deixou de obrigar as maiúsculas, por exemplo, nas estações do ano, mas deve referir-se que o Acordo Ortográfico de 1945 também não obrigava a maiúscula inicial nas palavras "inverno", "primavera", "verão" e "outono" nos significados que não correspondem a estações do ano (ex.: o menino já tem 12 primaveras [=anos]; este ano não tivemos verão [=tempo quente]; o outono da vida).

Um nome próprio designa um indivíduo ou uma entidade única, específica e definida. Antes ou depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, a palavra "inverno" tem um comportamento que a aproxima de um nome comum, pois admite restrições (ex.: tivemos um inverno seco ) e pode variar em número (ex.: já passámos vários invernos no Porto), havendo inclusivamente uma acepção da palavra em que é sinónima de "ano" (ex.: era um homem já com muitos invernos).

A reflexão acima aplica-se a outras divisões do calendário (nomeadamente nomes de meses e outras estações do ano).




Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?
A expressão tá-se é actualmente muito usada em situações de registo oral bastante informal. Como tal, não surge registada nas obras de referência como dicionários ou gramáticas. No entanto, a forma correcta para reproduzir na escrita esta expressão deverá ser tá-se, pois trata-se da redução da expressão está-se, provavelmente também redução de está-se bem.