PT
BR
Pesquisar
Definições



fragmentado

A forma fragmentadopode ser [masculino singular particípio passado de fragmentarfragmentar] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
fragmentadofragmentado
( frag·men·ta·do

frag·men·ta·do

)


adjectivoadjetivo

Que se fragmentou.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de fragmentar.
fragmentarfragmentar
( frag·men·tar

frag·men·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Reduzir ou ficar reduzido a fragmentos (ex.: o professor fragmentou o texto para o analisar; os vidros fragmentaram-se). = FRACCIONAR

etimologiaOrigem etimológica:fragmento + -ar.
fragmentadofragmentado

Auxiliares de tradução

Traduzir "fragmentado" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.



Elencar: Ultimamente, na empresa onde trabalho, tenho visto este verbo a ser usado, quer na forma escrita, quer na forma oral. Sinceramente duvido da sua existência, assim como desconheço o seu significado, e quando pergunto o mesmo a quem profere ou escreve esta palavra, dizem-me que provém do substantivo "elenco". Podem, por favor, comentar?
O verbo elencar surge atestado em vocabulários e em dicionários gerais de língua. Trata-se de um neologismo que se encontra bem formado, pois deriva do substantivo elenco, pela aposição regular (e altamente produtiva em português) do sufixo -ar, tendo o significado de "colocar em elenco ou numa lista", podendo ter como sinónimos os verbos catalogar, enumerar ou listar.