Significado de farpa-vo-lo

    A forma farpa-vo-lopode ser [feminino singular de farpafarpa], [segunda pessoa singular do imperativo de farparfarpar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de farparfarpar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    farparfarpar
    ( far·par

    far·par

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Pôr farpas em. = FARPEAR

    2. Recortar em forma de farpa.

    3. Romper, esfarrapar.

    etimologiaOrigem:farpa + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    farpafarpa
    ( far·pa

    far·pa

    )
    Imagem

    Cada uma das pontas do arame farpado.

    nome feminino

    1. Extremidade metálica e penetrante, em forma de forquilha invertida, que se adapta às setas, bandarilhas, etc.

    2. Pequena lasca de madeira (ex.: espetou uma farpa no dedo).

    3. Cada uma das pontas do arame farpado.Imagem

    4. Tira angular, pendente de estandarte ou pendão.

    5. [Figurado] [Figurado] Tira rasgada e pendente. = FARRAPO, RASGÃO

    6. [Tauromaquia] [Tauromaquia] Espécie de dardo usado para tourear, sendo espetado no cachaço do touro.Imagem = BANDARILHA, FERRO

    7. Aquilo que é dito ou escrito para criticar, satirizar ou agredir (ex.: os dois cronistas trocaram farpas).

    etimologiaOrigem:espanhol farpa.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "farpa-vo-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    galhardete | n. m.

    Bandeira farpada no alto dos mastros, para adorno ou sinal....


    quarteio | n. m.

    Quarto de volta dada pelo toureiro, para não ser colhido, quando mete as farpas no boi....


    cilício | n. m.

    Antiga veste ou cinto de tecido áspero usado sobre a pele como penitência....


    flecha | n. f.

    Haste com ponta farpada que se dispara por meio de arco ou besta....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "farpa-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ainda ontem tive uma pequena discussão com uma amiga acerca da maneira de como se escreve ou como se diz uma palavra. A palavra em questão é o nome a que se chama ao aquecimento do interior de um carro. Será chofagem ou sofagem, ou ainda outra?


      Nota-se hoje alguma tendência para se inutilizar as regras do discurso indirecto. Nos textos jornalísticos sobretudo, hoje quase que ninguém mais respeita os comandos gramáticos regedores do discurso indirecto. Muitos inclusive argumentam tratar-se de normas "ultrapassadas". Daí vermos frequentemente frases do tipo O ministro X prometeu que o seu governo vai/irá cumprir os prazos/irá cumprir, ao invés de ia/iria cumprir, como manda a Gramática conhecida até hoje. De que lado estará então a correcção? Ou seja, as normas do discurso indirecto enunciadas nas diferentes gramáticas ainda valem ou deixaram de valer?