Significado de fagulha-se-me

    A forma fagulha-se-mepode ser [feminino singular de fagulhafagulha], [masculino e feminino singular de fagulhafagulha], [segunda pessoa singular do imperativo de fagulharfagulhar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de fagulharfagulhar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    fagulhafagulha
    ( fa·gu·lha

    fa·gu·lha

    )

    nome feminino

    1. Partícula luminosa que se desprende da matéria em combustão. = CENTELHA, CHISPA, FAÍSCA, FAÚLHA, FAVILA

    2. [Figurado] [Figurado] Coisa pequena ou sem importância. = BAGATELA

    nome de dois géneros

    3. Pessoa irrequieta que se mete em tudo e a quem nada escapa.

    etimologiaOrigem:etimologia duvidosa.

    Secção de palavras relacionadas

    fagulharfagulhar
    ( fa·gu·lhar

    fa·gu·lhar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Expedir fagulhas.

    2. Cintilar.

    3. Fervilhar.

    4. Meter-se em tudo (o fagulha).

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    fagulharia | n. f.

    Grande quantidade de fagulhas....


    fona | n. f. | n. 2 g. | n. m.

    Centelha que se apaga antes de chegar ao chão....


    faúla | n. f.

    Faísca que se desprende da matéria em combustão....


    faulento | adj.

    Que lança faúlas ou fagulhas....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "fagulha-se-me" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      As palavras sobre as quais que tenho dúvidas são rentabilidade e rendibilidade. Eu penso que rentabilidade não existe, pois esta palavra refere-se a rendimento e não a rentimento. Ou seja, não se deveria dizer rentabilidade, mas sim rendibilidade. Sei que no vosso site, também tem a designação para a palavra rentabilidade e associam-na a rendibilidade, no entanto gostava de vos perguntar se realmente esta palavra existe, e, se existe, se sempre existiu, ou se só existe desde o novo acordo da língua portuguesa.