PT
BR
Pesquisar
Definições



factualmente

A forma factualmentepode ser [derivação de factualfactual] ou [advérbio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
factualmentefactualmente
( fac·tu·al·men·te

fac·tu·al·men·te

)


advérbio

De modo factual.

etimologiaOrigem etimológica:factual + -mente.

factualfactual
|ct| |ct|
( fac·tu·al

fac·tu·al

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Relativo a facto.

2. Que se cinge aos factos ou que se baseia em factos. = IMPARCIAL, OBJECTIVO

3. Cuja veracidade ou existência está comprovada. = REAL, VERDADEIROFICTÍCIO, INVERÍDICO, SUPOSTO

etimologiaOrigem etimológica:latim factum, -i, feito, acção + -al.

vistoPlural: factuais.
iconPlural: factuais.
factualmentefactualmente


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.



Gostaria de saber qual a combinação linguística mais correcta no seguinte caso: Grandes Centros de Decisão ou Grandes Centros de Decisões.
A locução de base da dúvida colocada é centro de decisão, e é uma locução que já se encontra relativamente cristalizada na língua. Se quisermos pluralizar esta locução, pluralizaremos naturalmente em centros de decisão, pois trata-se de uma locução formada por um substantivo seguido da preposição de e de outro substantivo e nestes casos geralmente só flexiona o primeiro substantivo. Quando se antecede a locução de um adjectivo (grande, no caso), a flexão será idêntica: grande centro de decisão --> grandes centros de decisão. Esta explicação será mais clara se o exemplo for mais prosaico: se tivermos uma locução como casa de banho (ex.: o apartamento tem uma casa de banho) e a quisermos pluralizar, flexionaremos intuitivamente como casas de banho (ex.: o apartamento tem duas casas de banho).

O que foi dito anteriormente não invalida que se possa utilizar a locução centro de decisões, menos usual, mas também possível e sem nenhuma incorrecção. Poder-se-ia igualmente qualificar esta locução com um adjectivo (grande centro de decisões) e pluralizá-la (grandes centros de decisões).