Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

fátuo

fátuofátuo | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

fá·tu·o fá·tu·o


(latim fatuus, -a, -um, insípido, insensato, estúpido)
adjectivo
adjetivo

1. Que tem fatuidade.

2. Que é vaidoso sem motivo para isso. = PETULANTE, PRESUMIDO, PRESUNÇOSOMODESTO

3. Que não mostra sensatez. = ESTULTO, INSENSATO, NÉSCIO

4. Que não tem prudência. = IMPRUDENTE

5. Que só dura um instante. = EFÉMERO, FUGAZDURADOIRO, PERMANENTE

6. [Figurado]   [Figurado]  Que dura pouco (ex.: fama fátua). = TEMPORÁRIODURADOIRO, PERMANENTE

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Entre alarmismo fátuo & vera urgência, insurreição

Em daniel abrunheiro

é ceder à centrifugicidade ôntica do tempo: é deixar-se capturar pelo engodo fátuo do amanhã, em vez de instalar-se na densidade ontológica do agora: a única instância...

Em O INDEFECTÍVEL

...que o clima, sol ou chuva, ordena que desapareça Ninguém vê o desenlace Fato fátuo sem registro Que escapa ao olho mais ativoE fica fora

Em Outubro

...a entristecer — Brilho sem luz e sem arder, Como o que o fogo- fátuo encerra..

Em Geopedrados

...que o mercado da opinião é o mercado do momento, da excitação, do fogo fátuo , tudo o que vai contra o juntar forças, contra

Em Machina Speculatrix
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Escreve-se irei referir ou referirei ? Qual das formas é a mais correcta?
As duas expressões são correctas e equivalentes. A primeira (irei referir) corresponde a uma forma perifrástica, formada pelo futuro do verbo ir, aqui utilizado como auxiliar, seguido do verbo principal referir no infinitivo; paralelamente, é ainda usado no mesmo contexto a perifrástica com o verbo auxiliar ir no presente do indicativo, seguido de infinitivo (ex.: vou referir). A segunda expressão corresponde à forma do futuro simples do indicativo (referirei). A escolha entre estas duas maneiras de exprimir o tempo futuro depende do falante, mas o uso da perifrástica é usualmente preferido no discurso oral, enquanto o uso do futuro simples ocorre essencialmente no discurso escrito.



Encontramos por vezes escrito portofólio ou portofolio e portefólio ou portefolio. Confuso? Bastante. Mas, na verdade a professora de português da minha filha (no 5.ºano) sugere portofolio. Ora acontece que a mim não me soa nada bem... Podiam-me dar uma ajuda?
A questão colocada diz respeito a uma adaptação ao português de uma palavra estrangeira, portfolio, importada do inglês. Esta palavra pode ser usada na sua forma original (portfolio, sem acento), mas já há algumas propostas de aportuguesamento da sua ortografia.

Tanto o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências, como o Dicionário Houaiss, do Círculo de Leitores, propõem o aportuguesamento com a forma portefólio. O Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora, regista também a forma portefólio, remetendo-a para portfólio, num aportuguesamento menos consensual (com um grupo consonântico -rtf- inexistente noutras palavras portuguesas).

Há ainda uma outra forma, porta-fólio, registada há mais tempo (por exemplo, no Novo Dicionário da Língua Portuguesa de Cândido de Figueiredo, de 1913, ou no Vocabulário da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves, de 1966), mas porventura muito menos frequente para os sentidos mais usuais na actualidade, ligados a um conjunto de imagens ou ao suporte que reúne essas imagens. Dos dicionários referidos, o Houaiss regista esta forma, mas não com os sentidos mencionados e o da Porto Editora remete simplesmente para a forma portfólio, que considera preferencial.

Não surgem registadas em nenhuma obra de referência as formas portofolio ou portofólio, nem a sua formação faz qualquer sentido do ponto de vista etimológico.

Qualquer destas variantes é usada com os sentidos de "carteira para guardar documentos"; "dossiê com informação para apresentar um produto ou uma pessoa profissionalmente"; "carteira de títulos de um investidor".

pub

Palavra do dia

der·móp·te·ro der·móp·te·ro


(dermo- + -ptero)
adjectivo
adjetivo

1. [Zoologia]   [Zoologia]  Relativo aos dermópteros.

nome masculino

2. [Zoologia]   [Zoologia]  Espécime dos dermópteros.


dermópteros
nome masculino plural

3. [Zoologia]   [Zoologia]  Ordem de mamíferos insectívoros, cujos membros estão unidos por uma prega de pele que lhes permite planar.

Confrontar: dermáptero.
pub


in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/f%C3%A1tuo [consultado em 05-08-2021]