Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
estúpidoestúpido | adj. | adj. s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

es·tú·pi·do es·tú·pi·do
(latim stupidus, -a, -um, espantado, pasmado, imbecil)
adjectivo
adjetivo

1. Que não tem ou não desperta interesse. = ABORRECIDO, CHATO, ENFADONHO, TEDIOSO

2. [Antigo]   [Antigo]   [Medicina]   [Medicina]  Que está sem acção, em estado de estupor.

3. Que é demasiado intenso. = DESCOMEDIDO, EXAGERADO, EXCESSIVO

4. Que não tem razão de ser; que não faz sentido (ex.: que morte tão estúpida). = ABSURDO, DISPARATADO

adjectivo e substantivo masculino
adjetivo e substantivo masculino

5. Que ou o que tem grande dificuldade em compreender, julgar ou discernir por falta de inteligência. = ALARVE, ESTULTO, IMBECIL, NÉSCIO, PARVO, TOLOESPERTO, INTELIGENTE

6. Que ou o que é muito desagradável, incivilizado ou grosseiro (ex.: piada estúpida; o colega é um estúpido que só sabe falar mal dos outros). = PARVO

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "estúpido" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Eu gostaria de obter informação sobre a forma plural correta para o termo hora-extra, ou hora extra, que designa horas trabalhadas além do expediente regular do funcionário de uma instituição. A forma correta é horas extra, horas extras ou hora extras?
A grafia correcta é hora extra, sem hífen, e o plural é horas extras.



Na frase estavam bastante/bastantes preocupados com a situação, bastante deve ser no plural ou singular? E na frase estavam bastante/bastantes informados sobre a situação deve ser plural ou singular? Caso as opções sejam diferentes, o que difere uma frase da outra?
Tal como pode verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra bastante pode ser usada como determinante e pronome indefinido (ex.: havia bastantes folhas no chão; ainda não terminou todos os exercícios, apesar de já ter feito bastantes) e como advérbio (ex.: estou bastante cansado; hoje andámos bastante).

Nos casos em que é usada como advérbio, a palavra não flexiona, pois é da natureza dos advérbios não terem flexões em género ou número, pelo que a sua forma é sempre invariável. Assim, e visto que nas frases que referencia a palavra bastante é precisamente usada como advérbio (sendo sinónimo de muito, que também não seria flexionado se usado nas frases referidas: estavam muito preocupados com a situação; estavam muito informados sobre a situação), as frases correctas são estavam bastante preocupados com a situação e estavam bastante informados sobre a situação.

A palavra bastante pode ainda ser usada como adjectivo, com o significado “que é suficiente” (ex.: os atletas deram provas bastantes do seu esforço), e como substantivo (ex.: ele tem o bastante para chegar ao fim da viagem).

pub

Palavra do dia

hi·po·re·xi·a |cs| hi·po·re·xi·a |cs|
(hipo- + grego óreksis, -eos, apetência, vontade, desejo + -ia)
substantivo feminino

[Medicina]   [Medicina]  Diminuição do apetite.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/est%C3%BApido [consultado em 15-09-2019]