Significado de emprestem-vo-lo

    A forma emprestem-vo-lopode ser [terceira pessoa plural do imperativo de emprestaremprestar] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de emprestaremprestar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    emprestaremprestar
    ( em·pres·tar

    em·pres·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Confiar temporariamente algo, sob condição de ser devolvido (ex.: já li o livro que você me emprestou).

    2. [Figurado] [Figurado] Dar; conceder; conferir (ex.: o sol emprestava uma cor avermelhada ao horizonte).

    3. [Brasil] [Brasil] Tomar por empréstimo (ex.: devolveu a fantasia de bailarina que emprestou da vizinha).

    etimologiaOrigem:em- + prestar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "emprestem-vo-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    emprestado | adj.

    Que se deu ou se tomou de empréstimo....


    juro | n. m.

    Rendimento de dinheiro emprestado....


    xepeiro | n. m.

    Soldado que se alimenta de comida de quartel....


    jurista | n. 2 g.

    Pessoa que empresta dinheiro a juros ou possui títulos da dívida pública e recebe os respetivos juros....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "emprestem-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Ainda ontem tive uma pequena discussão com uma amiga acerca da maneira de como se escreve ou como se diz uma palavra. A palavra em questão é o nome a que se chama ao aquecimento do interior de um carro. Será chofagem ou sofagem, ou ainda outra?


      Situemo-nos na área da arquitectura ou da engenharia civil. Imaginemos que falamos de uma tela retesada. Sob tensão. Será erro clamoroso (claro que, clamoroso ou não, pouco importa. Sendo erro...) Mas dizia eu: será erro nesse caso dizer e escrever "tela tensionada"?