Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

juro

jurojuro | n. m.
1ª pess. sing. pres. ind. de jurarjurar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ju·ro ju·ro


(latim jus, juris, direito)
nome masculino

1. Rendimento de dinheiro emprestado.

2. [Figurado]   [Figurado]  Recompensa.


de juro e herdade
Por direito de herança.


ju·rar ju·rar

- ConjugarConjugar

verbo intransitivo

1. Prestar juramento.

2. Praguejar.

verbo transitivo

3. Declarar ou prometer com juramento.

4. Assegurar.

5. Protestar.

6. Invocar.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "juro" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

juro sobem, com uma taxa de inflação atualizada para 4%, e temos uma considerável dependência...

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

...baixa perante possíveis novas restrições na China BCE vai “olhar para as taxas de juro ” a partir de julho Juros da dívida a

Em A RODA

...via No inverno penso muito Qualquer dia Qualquer dia No Inverno ganhei ódio E juro que o não queria No inverno ganhei ódio Qualquer dia Qualquer dia..

Em BioTerra

...adicional de solidariedade sobre a banca), mas também por não poder cobrar taxas de juro negativas

Em www.ultraperiferias.pt

desde que Portugal foi confrontado com taxas de juro enormes e incomportáveis nos mercados de dívida pública, o que resultou na subsequente bancarrota...

Em www.ultraperiferias.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No programa de hoje da R.T.P. " Bom Dia Portugal" na rubrica "Em bom português", questiona-se se deve dizer: duzentas gramas ou duzentos gramas? Afirma-se que a resposta correcta é: "duzentos gramas" porque grama é um submúltiplo do quilograma. Ora, eu tenho apenas a quarta classe do ensino primário de 1951, mas nesse tempo aprendi que grama, metro, caloria, etc. são unidades e quilograma, quilómetro, quilocaloria, etc, são múltiplos com mil unidades. Como gosto de falar o melhor Português, (dentro das minhas limitações literárias) gostaria de obter uma explicação, mais convincente ou de saber se, pela mesma razão, deve dizer-se "duzentos calorias"?
De facto, o argumento referido é pouco claro. O motivo por que a resposta é "duzentos gramas" é porque grama, enquanto unidade de medida, é um substantivo masculino, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. É por essa razão que quilograma, formado pela junção do prefixo quilo- ao substantivo grama, é masculino, e não o contrário.



Como é que se conjuga o verbo ser: Não SOU eu quem autoriza ou Não É eu quem autoriza? Não SOU eu que autorizo ou Não É eu que autorizo?
As frases referidas contêm duas orações, uma subordinante (não sou eu), cujo sujeito é o pronome eu, e uma subordinada completiva substantiva (quem autoriza ou que autorizo), que desempenha a função de predicativo do sujeito da oração subordinante. Assim, se colocarmos os constituintes da primeira oração na ordem sujeito-verbo-predicativo do sujeito é mais fácil visualizar a estrutura que explica que o verbo ser deve concordar com o pronome eu (eu não sou [quem autoriza ou que autorizo]). A oração subordinada (quem autoriza ou que autorizo), quando construída com o pronome relativo quem obriga a que o verbo autorizar concorde com este pronome em género e número, correspondendo à terceira pessoa do singular; quando a oração subordinada se constrói com o pronome relativo que, o verbo autorizar deve estar na primeira pessoa do singular, pois o sujeito deste verbo é o pronome que, o qual, ao contrário do pronome quem, concorda obrigatoriamente com o antecedente nominal ou pronominal existente na oração anterior, no caso, o pronome eu.
pub

Palavra do dia

pi·na·co·te·ca |é|pi·na·co·te·ca |é|


(latim pinacotheca, -ae, do grego pinakothêke, -és)
nome feminino

1. Museu de obras de pintura.

2. Colecção de obras de pintura.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/juro [consultado em 18-05-2022]