PT
BR
Pesquisar
Definições



docas

A forma docasé [feminino plural de docadoca].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
doca1doca1
|ó| |ó|
( do·ca

do·ca

)
Imagem

Bacia com vários cais, dentro de um porto, para carga, descarga ou abrigo de embarcações.


nome feminino

1. Bacia com vários cais, dentro de um porto, para carga, descarga ou abrigo de embarcações.Imagem

2. Lugar onde se constroem ou reparam embarcações. = ESTALEIRO

3. Local de um porto onde se armazenam mercadorias que foram descarregadas ou para carga.


doca seca

Local, situado dentro de um porto ou perto dele, onde as embarcações são retiradas da água para reparação ou manutenção. = DIQUE

etimologiaOrigem etimológica:inglês dock.
doca2doca2
|ó| |ó|
( do·ca

do·ca

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

[Brasil] [Brasil] Cego de um olho.

etimologiaOrigem etimológica:origem banta.

Auxiliares de tradução

Traduzir "docas" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Agradeço que me informem como devo pronunciar a palavra maximizar, isto é, se deve ser macsimizar ou massimizar.
A letra -x- da palavra maximizar poderá ser pronunciada [ks] ou [s] e é esta a opção dos dicionários de língua que registam a transcrição fonética (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências ou do Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora), pois se por um lado deriva do adjectivo e substantivo máximo, cujo -x- se lê habitualmente [s] no português europeu, por outro tem alguma influência do inglês (maximise ou maximize) ou do francês (maximiser).



Em palavras como emagrecer e engordar as terminações -er e -ar são sufixos ou desinências verbais de infinitivo? Se são o último caso, essas palavras não podem ser consideradas derivações parassintéticas...ou podem?
As terminações verbais -er e -ar são compostas pela junção de -e- (vogal temática da 2.ª conjugação) ou -a- (vogal temática da 1.ª conjugação), respectivamente, à desinência de infinitivo -r. Destas duas terminações, apenas -ar corresponde a um sufixo, pois no português actual usa-se -ar para formar novos verbos a partir de outras palavras, normalmente de adjectivos ou de substantivos, mas não se usa -er. Apesar de os sufixos de verbalização serem sobretudo da primeira conjugação (ex.: -ear em sortear, -ejar em relampaguejar, -izar em modernizar, -icar em adocicar, -entar em aviventar), há alguns sufixos verbais da segunda conjugação, como -ecer. Este sufixo não entra na formação do verbo emagrecer, mas entra na etimologia de outros verbos formados por sufixação (ex.: escurecer, favorecer, fortalecer, obscurecer, robustecer, vermelhecer) ou por prefixação e sufixação simultâneas (ex.: abastecer, abolorecer, amadurecer, empobrecer, engrandecer, esclarecer).

Dos verbos que menciona, apenas engordar pode ser claramente considerado derivação parassintética, uma vez que resulta de prefixação e sufixação simultâneas: en- + gord(o) + -ar. O verbo emagrecer deriva do latim emacrescere e não da aposição de prefixo e sufixo ao adjectivo magro.