PT
BR
Pesquisar
Definições



dissolvesse

A forma dissolvessepode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de dissolverdissolver] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de dissolverdissolver].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
dissolverdissolver
|ê| |ê|
( dis·sol·ver

dis·sol·ver

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Diluir um corpo sólido, líquido ou gasoso num líquido.

2. Liquefazer; derreter.

3. Dispersar, fazer evaporar.

4. Desatar; desfazer o laço ou a união de.

5. Anular, invalidar.

6. Extinguir; desmembrar; fazer cessar o funcionamento de (colectividades).

7. Desorganizar, corromper; tornar dissoluto.


verbo pronominal

8. Entrar em dissolução; dissipar-se, evaporar-se; desfazer-se; romper-se, anular-se; desmembrar-se, desorganizar-se.

dissolvessedissolvesse

Auxiliares de tradução

Traduzir "dissolvesse" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é o processo de derivação utilizado na palavra vaidoso.
A palavra vaidoso é formada por sufixação, através da junção do sufixo -oso ao substantivo vaidade, com haplologia (processo morfofonológico que ocorre entre duas sílabas contíguas, iguais ou semelhantes, e que consiste na supressão de uma delas): vaidade + -oso > *vaidadoso > vaidoso.



Vi a definição de ideal e constava "conjunto imaginário de perfeições que não podem ter realização completa". Queria confirmar com vocês, no caso, se o verbo "poder" não deveria conjugar com "conjunto"? Desta forma, seria "o conjunto não pode" ao invés de "o conjunto não podem". Ou existe a possibilidade de se concordar com "perfeições"? Me soa como o mesmo caso de conjugar "a maioria", em que também o verbo vai para o singular.
A definição referida ("conjunto imaginário de perfeições que não podem ter realização completa") não é uma frase completa. O pronome relativo "que", refere-se a "perfeições" e não ao "conjunto", isto é, são as "perfeições que não podem ter realização completa" e não o "conjunto". Seria, no entanto, possível e correcta outra formulação, se o foco estivesse no "conjunto [...] que não pode ter realização completa", mas cremos que, neste caso, a definição teve intenção de se focar nas "perfeições que não podem ter realização".
Note-se que as definições de dicionário geralmente não têm frases completas, nem verbo principal. Como se trata da definição de um nome ou substantivo, a definição é um grupo nominal, Se integrarmos este grupo nominal numa frase completa, o verbo principal concordará preferencialmente com o núcleo do sintagma nominal (ex.: [o conjunto imaginário de [perfeições que não podem ter realização completa]] pode ser chamado de ideal). Nesse caso, seria um caso de concordâncias em frases com dois núcleos nominais, ligados normalmente por preposição, assunto sobre o qual poderá consultar a resposta à dúvida concordâncias com grupos nominais de estrutura complexa.