PT
BR
Pesquisar
Definições



dissolvimento

A forma dissolvimentopode ser [derivação masculino singular de dissolverdissolver] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
dissolvimentodissolvimento
( dis·sol·vi·men·to

dis·sol·vi·men·to

)


nome masculino

[Pouco usado] [Pouco usado] Acto ou efeito de dissolver ou de se dissolver. = DISSOLUÇÃO

etimologiaOrigem etimológica:dissolver + -imento.
dissolverdissolver
|ê| |ê|
( dis·sol·ver

dis·sol·ver

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Diluir um corpo sólido, líquido ou gasoso num líquido.

2. Liquefazer; derreter.

3. Dispersar, fazer evaporar.

4. Desatar; desfazer o laço ou a união de.

5. Anular, invalidar.

6. Extinguir; desmembrar; fazer cessar o funcionamento de (colectividades).

7. Desorganizar, corromper; tornar dissoluto.


verbo pronominal

8. Entrar em dissolução; dissipar-se, evaporar-se; desfazer-se; romper-se, anular-se; desmembrar-se, desorganizar-se.



Dúvidas linguísticas



Tenho visto e utilizado com frequência a palavra contratualização; no entanto, não sei se a mesma realmente existe em português ou se provém de outra língua qualquer.
O substantivo contratualização é uma derivação do verbo contratualizar. Estas duas palavras seguem as regras de boa formação na língua portuguesa, pois a palavra contratualizar é formada com adjunção do sufixo -izar ao adjectivo contratual, formando um verbo com o significado aproximado de “dar carácter contratual” ou “estabelecer de forma contratual”. A palavra contratualização corresponde, por sua vez, à adjunção do sufixo -ção ao verbo, designando o “acto ou efeito de contratualizar”. Ambas as palavras usam dois sufixos (-izar e -ção) de alta produtividade em português na formação de neologismos (seguem o mesmo paradigma, por exemplo, dos pares actualizar/actualização, conceptualizar/conceptualização, visualizar/visualização) e uma pesquisa em corpora e motores de busca na internet evidencia o seu uso muito divulgado.



Como se deve dizer: alcoolemia ou alcoolémia?
Apesar de a forma esdrúxula alcoolémia ser bastante usual hoje em dia, a forma alcoolemia é considerada mais correcta e vernácula, porque segue as regras de acentuação das palavras formadas com o elemento de origem grega –emia (derivado do grego haîma, -atos, que significa “sangue”, a que se junta o sufixo tónico -ia), cujo acento de intensidade recai na sílaba mi.

Embora -emia seja um sufixo formador de palavras do português, esta sequência já surgia em grego em palavras graves como anaimía (que deu origem a anemia) ou euaimía (que deu origem a euemia).

O mesmo se aplica a outras palavras como glicemia/glicémia, hiperemia/hiperémia, septicemia/septicémia, muito frequentemente tomadas como palavras esdrúxulas, mas cuja origem e formação pressupõem a acentuação na penúltima sílaba.