PT
BR
Pesquisar
Definições



deviesse

A forma deviessepode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de devirdevir] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de devirdevir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
devirdevir
( de·vir

de·vir

)
Conjugação:irregular.
Particípio:irregular.


verbo intransitivo

1. Dar-se, suceder, acontecer, acabar por vir.


nome masculino

2. [Filosofia] [Filosofia] Movimento permanente pelo qual as coisas passam de um estado a outro, transformando-se (ex.: abertura para novos devires). = MUDANÇA, TRANSFORMAÇÃO, VIR-A-SER

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: DEVENIR

etimologiaOrigem etimológica:latim devenio, -ire.


Dúvidas linguísticas



Gostaria que me informassem se a palavra sedeado existe. Esta palavra é normalmente utilizada de forma generalizada, com o seguinte significado: "com sede em". Uma vez que não consigo encontrar esta palavra em nenhum dicionário ou prontuário, gostaria apenas de saber se ela existe na língua portuguesa.
A forma correcta da palavra que procura com o significado "que tem sede em" é sediado e não sedeado. Esta existe, mas tem um outro significado, como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa na entrada sedear.

Ambas as formas (sediar e sedear) se encontram registadas em vários dicionários de língua portuguesa.




Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).