PT
BR
Pesquisar
Definições



desvia

A forma desviapode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de desverdesver], [segunda pessoa singular do imperativo de desviardesviar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de desviardesviar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de desverdesver].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desverdesver
|vê| |vê|
( des·ver

des·ver

)
Conjugação:irregular.
Particípio:irregular.


verbo transitivo e intransitivo

Deixar de ver; perder o sentido da visão.

etimologiaOrigem etimológica: des- + ver.
Ver também resposta à dúvida: "provêem" segundo o Acordo Ortográfico de 1990.
desviardesviar
( des·vi·ar

des·vi·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tirar do caminho; afastar; apartar; arredar.

2. Mudar a direcção de; impedir.

3. Dissuadir.


verbo pronominal

4. Evitar; divergir; diferençar-se.

desviadesvia

Auxiliares de tradução

Traduzir "desvia" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?
A expressão tá-se é actualmente muito usada em situações de registo oral bastante informal. Como tal, não surge registada nas obras de referência como dicionários ou gramáticas. No entanto, a forma correcta para reproduzir na escrita esta expressão deverá ser tá-se, pois trata-se da redução da expressão está-se, provavelmente também redução de está-se bem.



Está correcto escrever a expressão rés-vés desta forma?
A forma registada nos dicionários e vocabulários de língua portuguesa, incluindo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, é resvés e não rés-vés, pelo que deverá dar preferência à forma não hifenizada. A origem desta palavra é incerta, mas estará provavelmente relacionada com o adjectivo rés.