PT
BR
Pesquisar
Definições



desmarcavas

A forma desmarcavasé [segunda pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de desmarcardesmarcar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desmarcardesmarcar
( des·mar·car

des·mar·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tirar a marca a.

2. Tirar os marcos de.

3. Tornar excessivo ou desmedido.

4. Anular uma reserva, uma marcação, um compromisso.


verbo pronominal

5. [Desporto] [Esporte] Escapar-se, em certos desportos colectivos, como o futebol ou o andebol) ao adversário que o guarda ou marca (ex.: o jogador desmarcou-se e marcou golo).

etimologiaOrigem etimológica:des- + marcar.

iconeConfrontar: demarcar.
desmarcavasdesmarcavas

Auxiliares de tradução

Traduzir "desmarcavas" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.



Qual devo utilizar: organizativo ou organizacional?
Os adjectivos organizacional e organizativo encontram-se ambos registados em dicionários de língua portuguesa. Existe, no entanto, uma ligeira diferença semântica entre esses dois vocábulos: organizativo significa “que organiza” e organizacional tem o significado “que é relativo a organização”.