PT
BR
Pesquisar
Definições



desmarcado

A forma desmarcadopode ser [masculino singular particípio passado de desmarcardesmarcar] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
desmarcadodesmarcado
( des·mar·ca·do

des·mar·ca·do

)


adjectivoadjetivo

Enorme; descompassado; que é fora das marcas; excessivo.

Confrontar: demarcado.
desmarcardesmarcar
( des·mar·car

des·mar·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tirar a marca a.

2. Tirar os marcos de.

3. Tornar excessivo ou desmedido.

4. Anular uma reserva, uma marcação, um compromisso.


verbo pronominal

5. [Desporto] [Esporte] Escapar-se, em certos desportos colectivos, como o futebol ou o andebol) ao adversário que o guarda ou marca (ex.: o jogador desmarcou-se e marcou golo).

etimologiaOrigem etimológica:des- + marcar.
Confrontar: demarcar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "desmarcado" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



A palavra moral é classificada como masculina ou feminina?
Tal como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra moral é usada como masculina e como feminina, consoante o seu significado.

Enquanto substantivo, designando “estado de espírito, disposição”, a palavra moral é do género masculino: “É preciso levantar o moral dos jogadores!”. Nos restantes sentidos mencionados no Dicionário Priberam – “conjunto de costumes, regras”; “ética”; “lição, ensinamento” – o substantivo moral é do género feminino: “De acordo com a moral e os bons costumes.”; “Escreveu um artigo sobre os princípios da moral kantiana.”; “Qual é a moral da história dos Três Porquinhos?”.

Enquanto adjectivo, a palavra moral (= relativo aos costumes, à ética) é usada quer com nomes (substantivos) masculinos, quer com nomes femininos: “Temos o dever moral de ajudar os outros.”, “Há normas morais que é preciso cumprir.”.




Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.