Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

dívida

dívidadívida | n. f.
Será que queria dizer divida?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

dí·vi·da dí·vi·da


(latim debita, plural neutro de debitum, -i, dívida)
nome feminino

1. Coisa que se deve.

2. Dinheiro devido.

3. [Figurado]   [Figurado]  Dever, obrigação moral (ex.: tem uma dívida com a amiga que sempre o ajuda; ela sentia que tinha uma dívida para com os pais).

4. Ofensa (de que se espera tirar desforra).

5. Pecado.


dívida activa
A que nos é devida.

dívida consolidada
A pública que vence juros sem prazo para reembolso do capital.

dívida flutuante
A pública que tem vencimento determinado.

dívida passiva
A que devemos.

dívida pública
A do Estado.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "dívida" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...dos novos contratos em Portugal estão amarrados a taxas de juro variáveis, ou seja, dívida dos particulares à banca (em juros) sobe automaticamente se BCE agravar taxas diretoras..

Em www.ultraperiferias.pt

...acelerar o ritmo de descontinuação dos programas de compra de ativos (maior parte deles dívida pública)..

Em www.ultraperiferias.pt

A Boeing finalmente assumiu uma dívida de

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

coercitiva para assegurar o pagamento da dívida ..

Em www.blogdocolares.com

...Lagarde Comissão Europeia dá mais 205 milhões em ajuda humanitária à Ucrânia Juros da dívida de Portugal aceleram escalada enquanto fala Lagarde Ex-líder da NATO não vê perigo em...

Em A RODA
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Como se pronuncia a letra E quando falamos a, e, i, o, u? a, é ou e, i... E no alfabeto? A, b, c, d, e ou é... Quando vamos nos referir a letra e ou é numa palavra, como devemos pronunciar? Por exemplo, indaguei a um colega quantas letras E deveria colocar na palavra meeting. Ele me respondeu que não era letra e, mas sim letra é que deveria empregar. Qual seria a resposta correta?
O nome da letra E deverá ser lido [È] (este é o símbolo do alfabeto fonético equivalente ao E das palavras pé ou fera). Quanto à pronúncia da letra E, ela pode corresponder a vários sons, consoante o contexto e, por vezes, consoante as características lexicais de cada palavra. Assim, esta letra pode corresponder à vogal [È] como em pé, fera ou papel; à vogal [e] como em dedo, seu ou vê; à vogal [i] como em e (conjunção) ou eléctrico; à vogal [i] como em estudante; à vogal [á] como em coelho, igreja, senha ou eira; à semivogal [j] como em área ou es.

Da mesma forma, o nome da letra R é erre, mas não se pronuncia erre numa palavra (pronuncia-se [r] entre vogais, depois de uma consoante da mesma sílaba ou em final de palavra, como em caro, cobra ou falar; pronuncia-se [R] em início de palavra, em início de sílaba ou quando está duplicado como em rua, palrar, tenro ou carro).

pub

Palavra do dia

vi·ti·li·go vi·ti·li·go


(latim vitiligo, -inis, erupção cutânea, mancha branca na pele)
nome masculino

[Medicina]   [Medicina]  Doença cutânea caracterizada pelo desaparecimento da pigmentação da pele. = VITILIGEM

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/d%C3%ADvida [consultado em 25-06-2022]