PT
BR
Pesquisar
Definições



cuequinha

A forma cuequinhapode ser [derivação feminino singular de cuecacueca], [nome feminino plural] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cuequinhacuequinha
|u-è| |u-è|
( cu·e·qui·nha

cu·e·qui·nha

)
Imagem

VestuárioVestuário

Peça de roupa interior, geralmente de mulher, que cobre a zona pélvica e parte das nádegas, com duas aberturas para passar as pernas.


nome feminino

1. [Vestuário] [Vestuário] O mesmo que cuequinhas.

cuequinhas


nome feminino plural

2. [Vestuário] [Vestuário] Peça de roupa interior, geralmente de mulher, que cobre a zona pélvica e parte das nádegas, com duas aberturas para passar as pernas.Imagem = CALCINHAS, CUECAS

etimologiaOrigem etimológica: cueca + -inha, feminino de -inho.
cuecacueca
|u-é| |u-é|
( cu·e·ca

cu·e·ca

)
Imagem

VestuárioVestuário

Peça de roupa interior, que geralmente cobre a zona pélvica e parte das nádegas, com duas aberturas para passar as pernas.


nome feminino

1. [Vestuário] [Vestuário] O mesmo que cuecas.

2. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] [Futebol] [Futebol] Forma de ultrapassar um adversário fazendo passar a bola por entre as pernas dele (ex.: fazer uma cueca; levar uma cueca). [Equivalente no português do Brasil: caneta.] = TÚNEL

cuecas


nome feminino plural

3. [Vestuário] [Vestuário] Peça de roupa interior, que geralmente cobre a zona pélvica e parte das nádegas, com duas aberturas para passar as pernas.Imagem

4. [Antigo] [Antigo] [Vestuário] [Vestuário] Ceroulas largas que descem até ao joelho.

etimologiaOrigem etimológica: cu + -eca.
cuequinhacuequinha

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual a maneira certa de dizer e escrever: é de menor, é menor ou é menor de?
Segundo os dicionários consultados, nomeadamente o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001) e o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Curitiba: Positivo, 2004), a expressão brasileira de menor, usada para fazer referência a um indivíduo que ainda não atingiu a maioridade (ex.: Ele não pode tomar álcool pois é de menor; Nós fomos impedidos de entrar porque somos de menor), é muito frequente na linguagem informal. No entanto, o seu uso deve ser evitado fora desse registo, sendo aconselhada a sua substituição pelo adjectivo menor (ex.: Ele não pode tomar álcool pois é menor; Nós fomos impedidos de entrar porque somos menores) ou pela locução menor de idade (ex.: Ele não pode tomar álcool pois é menor de idade; Nós fomos impedidos de entrar porque somos menores de idade).

O mesmo é válido para a expressão oposta de maior (ex.: Eu posso entrar porque já sou de maior; Vocês são de maior?), que deve ser substituída pelo adjectivo maior (ex.: Eu posso entrar porque já sou maior; Vocês são maiores?) ou pela locução maior de idade (ex.: Eu posso entrar porque já sou maior de idade; Vocês são maiores de idade?).




Qual a palavra correcta para definir a parte do dia que tem claridade?
Como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, dia é a palavra adequada para designar o tempo que decorre entre o nascer e o pôr-do-sol, ou seja, a parte do dia (“duração de uma rotação da terra sobre si mesma”) que tem claridade.